O Palmeiras segue em ritmo forte para buscar o 11º título do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (6), o Verdão não teve dificuldades e goleou o Coritiba por 4
Primeiramente, Palmeiras e Coritiba se enfrentam nesta quinta-feira (6), às 19h (horário de Brasília), no Allianz Parque, em duelo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. O
Nesta última segunda-feira (3), o Palmeiras enfrentou o Botafogo pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Em suma,
O Palmeiras visitou a equipe do Botafogo pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira (3), no Estádio Nilton Santos, e saiu vitorioso
Nesta quarta-feira (28), Palmeiras e Atlético-MG se enfrentaram pelo jogo da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o Verdão venceu o Galo por 1 x 0,
O Palmeiras que vai enfrentar o Atlético-MG nesta quarta-feira (28) às 21h45 (horário de Brasília), no Mineirão, vai tentar defender a vantagem de oito pontos
Nesta quarta-feira (28), o Atlético-MG, em casa, joga contra a equipe do Palmeiras, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A princípio, a partida irá acontecer
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, recebeu nesta sexta-feira (23) o título de cidadão paulistano, outorgado pelo município de São Paulo. A cerimônia realizada na
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, recebeu nesta sexta-feira (23) o título de cidadão paulistano, outorgado pelo município de São Paulo. A cerimônia realizada na Câmara Municipal foi aberta ao público, o que gerou algumas quebras de protocolo.
Assim, Abel, que esteve acompanhado da esposa Ana Xavier e das filhas, se emocionou durante pronunciamento do vereador João Jorge, que falou sobre a ligação do treinador com a família e a passagem marcante pela cidade. Durante os discursos de homenagem, Abel chegou a chorar.
“Minha esposa me perguntava, ‘Mas porque é que você gosta tanto de São Paulo?’. E eu respondia: É que aqui, as pessoas sabem receber”.
Os discursos ao longo da sessão por muitas vezes emocionaram o treinador português, que agradeceu o carinho e a recepção calorosa dos brasileiros e palmeirenses desde o primeiro dia no país.
“Falando de uma frase que está no brasão de uma das maiores cidades do mundo, que é São Paulo, que diz que “não sou conduzido, conduzo” (“Non dvcor, dvco”, em tradução do latim). Eu cheguei e disse que todos somos um. O Brasil é uma grande potência não só pelo tamanho do país, mas pelo tamanho da criatividade das pessoas. Sempre disse que aqui as pessoas sabem receber. É uma grande honra, um grande orgulho receber esse título de cidadão paulistano. Espero aprender com meus erros e estar cada vez mais à altura de representar uma das maiores cidades do mundo. Hoje me sinto um cidadão paulistano”, discursou Abel Ferreira.
“A diferença de um vencedor para um perdedor não é a quantidade de títulos que tem, é quantidade de vezes que é capaz de se levantar quando nós caímos. Foi assim que eu aprendi a caminhar, cair, levantar, começar a correr e seguir em frente”, completou.
Muitos torcedores palmeirenses também marcaram presença e transformaram o evento em arquibancada, com músicas e gritos de incentivo ao clube e ao treinador. No final, Abel discursou para os presentes.
“Futebol é minha profissão, minha paixão, mas sei que nem sempre sou o melhor exemplo. É verdade que fora sou tímido. Se me perguntassem dez anos atrás se era capaz estar em frente a uma plateia e dizer uma palavra que fosse, eu diria que não, que era impossível. Através da leitura, educação, fui crescendo, sou capaz de estar numa plateia dessas e dizer o que vai no meu coração. Para mim, a maior ferramenta que o ser humano pode ter é o acesso à educação e formação, reconheceu o treinador.
Foto destaque: Divulgação/Palmeiras
Contudo, Abel Ferreira tornou-se o quarto técnico com passagem pelo clube a receber a honraria no Século XXI, depois de Vanderlei Luxemburgo (2015), Emerson Leão (2016) e Luiz Felipe Scolari (2020). Entre os atletas, Fernando Prass e Dudu também receberam títulos de cidadãos paulistanos na Câmara Municipal, ambos em 2016.
Trajetória no Palmeiras
Abel Ferreira está em São Paulo desde novembro de 2020. A passagem pelo Palmeiras tem sido marcante e com títulos, casos da Libertadores de 2020 e 2021, da Copa do Brasil de 2020, da Recopa Sul-Americana de 2022 e do Paulistão de 2022. Além disso, atualmente, o Verdão é o líder do Campeonato Brasileiro.
No Brasileirão, Abel está em busca de sua sexta taça pelo Palmeiras, o que o igualaria a Felipão no número de títulos, perdendo apenas para Oswaldo Brandão com sete e Luxemburgo com oito. Ou seja, o português pode se tornar ainda mais histórico do que já é. Sobretudo, em março, o português renovou contrato com o Verdão, o vínculo agora válido até o fim de 2024.
Ele é o segundo treinador mais longevo do futebol brasileiro, atrás somente de Mauricio Barbieri, do Red Bull Bragantino.
No início da semana, o treinador palmeirense recebeu o troféu Quinas de Ouro, a mais alta distinção concedida pela Federação Portuguesa de Futebol a treinadores do país. O prêmio foi entregue na Academia de Futebol por Helder Postiga, ex-jogador da seleção portuguesa e hoje dirigente da federação.
Abel Ferreira recebe Prêmio Quinas de Ouro de 2022 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Foto destaque: Divulgação/Richard Lourenço/Câmara de SP
Sou fascinada pela escrita desde pequena, tenho ânsia por conhecimento e sede de informação, além da ambição em me tornar uma profissional de referência no futuro, mesmo com uma recém carreira em Jornalismo.