Você sabe quem são os maiores vencedores do Campeonato Mineiro?

Compartilhe com seus amigos:

Duas pessoas exibem os escudos de Cruzeiro e Atlético Mineiro (Campeonato Mineiro)

Sem dúvida, o Campeonato Mineiro é um dos estaduais de maior tradição no Brasil. Afinal, o o torneio abriga duas potências do futebol brasileiro: Cruzeiro e Atlético Mineiro. Essas duas equipes são dominantes em Minas Gerais. Desse modo, são as maiores campeãs do Campeonato Mineiro. Não é nada raro ver o sendo decidido entre os arquirrivais. Mas afinal, quem é o maior campeão mineiro? Galo ou Raposa? Confira os times com maior número de conquistas, a seguir.

  • Atlético Mineiro – 45 títulos
  • Cruzeiro – 38 títulos
  • América – 16 títulos
Leia mais: Campeonato Gaúcho: confira os maiores campeões!

ERA AMADORA

Por certo, o domínio dos “dois grandes” é quase que total. Das 106 edições disputadas, 83 terminaram com ou Cruzeiro ou Atlético Mineiro como campeão. A primeira edição aconteceu no ano de 1915. Essa, ainda de maneira amadora. O amadorismo no Mineiro perdurou por pouco mais de quatro décadas. No ínterim de 1916 até 1924 o grande adversário a ser batido era o América. A equipe ganhou incríveis 10 títulos do Campeonato Mineiro. Todos eles em sequência. Após o decacampeonato, o Coelho buscava o 11º.

Contudo, o Galo quebrou essa hegemonia, ganhando duas taças seguidas. Posteriormente, foi a vez do Cruzeiro, ainda sob o nome de Palestra Itália, enfileirar conquistas. No total, foram três consecutivas, 1928, 1929 e 1930. O Atlético voltou ao topo nos dois anos seguintes. Porém, não contava com o Villa Nova, que ganhou um tricampeonato. Em 1936, deu Galo novamente. Mas na temporada seguinte, o modesto Siderúrgica terminou com o caneco. Depois disso, durante os 12 anos que vieram, Galo e Raposa se alternaram como campeões. Com exceção de 1948, quando o América foi triunfante.

CAMPEONATO MINEIRO, UM TORNEIO PROFISSIONAL

Até que em 1958, o Campeonato Mineiro entrou na era do profissionalismo. Os 20 primeiros anos desse novo ciclo tiveram a hegemonia dos “dois grandes”. Dos 20 disputados, apenas dois Mineiros não ficaram entre os rivais. Além disso, nos seis anos seguintes, o Atlético mostrou ser superior ao Cruzeiro. Afinal, a equipe alvinegra acumulou seis títulos consecutivos. Desse modo, o hexacampeonato do Galo ocorreu entre 1978 e 1983. A ideia era vencer o 7º.

A Bet365 oferece generosos bônus para novos usuários. Clique no link abaixo e saiba mais!
Ganhe, aqui, um BÔNUS de boas vindas da Bet365 de 100%, até R$ 200!

 

Entretanto, o Cruzeiro impediu com a conquista de 1984. Do fim dos anos de 1980 até 1992, Minas Gerais ou era azul ou preta e branca. Ela mudou de cor apenas em 1993, com o 14º título do América. Outra zebra só viria a aparecer em 2001, com outro troféu do América. Logo no ano seguinte, mais um azarão. Dessa vez, a modesta Caldense foi campeã. Posteriormente, em 2005 foi a vez do Ipatinga surpreender com sua primeira conquista do Campeonato Mineiro. Assim, de 2006 até 2020, todos os títulos terminaram nas mãos da dupla Galo-Raposa. No mais recente, em 2020, deu Atlético. Exceto na temporada de 2016, quando o América pintou Minas Gerais de verde pela 16ª vez.

Confira as demais equipes vencedoras do Campeonato Mineiro.

  • Villa Nova – 5 títulos
  • Siderúrgica – 2 títulos
  • Ipatinga – 1 título
  • Caldense – 1 título

CURIOSIDADES

De todas as cidades de Minas Gerais, Belo Horizonte possui mais títulos. A capital detém 99 taças do Campeonato Mineiro. Enquanto isso, Nova Lima tem cinco, Sabará duas, Ipatinga e Poços de Caldas apenas uma. O decacampeonato do América chamou a atenção do renomado Guinness Book (Livro dos Recordes). Desse modo, a entrou no livro com o recorde de títulos consecutivos, 10 no total. Por fim, as maiores goleadas da história do Campeonato Mineiro tiveram uma diferença de incríveis 14 gols. O Cruzeiro, ainda como Palestra Itália, goleou o Alves Nogueira por 14 x 0. De maneira idêntica, o Atlético aplicou 14 x 0 no Palmeiras-MG. Por certo, ambas aconteceram no ano de 1928.

Foto destaque: Reprodução – Internet/ Arte – Shaftscore

Wiki

Compartilhe como seus amigos:

Outras publicações: