A base do Vasco vem resolvendo os jogos. Seja com Andrey Santos, Marlon Gomes ou Eguinaldo, o time renovou suas energias dentro da competição com os jovens, que vem fazendo ótimas apresentações até aqui. Decerto, Andrey já é titular desde o início da Série B, mas evoluiu demais seu jogo durante a competição.
Já Marlon e Eguinaldo, subiram da base recentemente, mas em menos de seis jogos, já viraram titulares, marcando gols e dividindo a responsabilidade com os mais experientes. No final da partida contra a Tombense, que teve 2 gols de Andrey e 1 de Marlon Gomes, o treinador Emílio Faro falou sobre a base vascaína e o movimento correto de transição dos três jovens:
“O Vasco está fechado dentro de processo que temos atletas que são validados para a gente usar. A gente a partir dessas informações, de coleta de dados, a gente começa a observar no treino. E pedem passagem. Mas a entrada no profissional, a gente tem que entender o seguinte: a gente quer que eles entreguem em todas as partidas a mesma perfomance. Mas a tendência de jogador de base é oscilar. Não vai ter a mesma perfomance o tempo todo. Hoje o Marlon fez uma grata partida e a gente vai gerar expectativa para a próxima. Mas são jogadores jovens. Temos uma mescla interessante. Tem o Alex Teixeira perto, que tem valor simbólico que não é só dele jogando, é da experiência internacional. O Nenê a mesma coisa. O Anderson, o Edimar… eles passam para os mais jovens bagagem de experiência para eles encontrarem ambiente mais calmo e tranquilo para jogarem no profissional”.
Andrey é o rei
Decerto, o jovem que tem o maior protagonismo até aqui, sem dúvidas, é Andrey Santos. O camisa 8 vascaíno, de 18 anos, marcou mais duas vezes e já chega ao seu quinto gol na competição. Emílio elogiou a atuação do jovem, e explicou a função dentro de campo, praticamente em todas as fases:
“Na nossa rotina de análise dos jogos, o Andrey é o cara dos três terços do campo. O cara do tiro de meta, o cara do segundo terço, da criação e é o cara do terceiro terço, da finalização. Que local que a gente posiciona o Andrey? Ele por si só ele se encontra nessa situação de desenvolvimento na dinâmica do jogo e se encontra nos três terços com a maior facilidade possível”.
Com Andrey em campo e Eguinaldo, possivelmente, começando no banco, o Vasco vai para Alagoas enfrentam o CSA. O jogo será na quinta-feira (18), às 20h30 (horário de Brasília). Marlon será desfalque, pois sentiu lesão na coxa e deverá parar, em tratamento, por pelo menos 10 dias.
Foto destaque: Reprodução/CRVG

Sou o Robert! Fiz jornalismo para vivenciar histórias, estar dentro dos fatos e o principal, ter acesso a verdade, sempre! O esporte sempre esteve na minha vida, e unir a escrita com o futebol seria é o ideal de vida. Escrevi para redação do jornal universitário além de atuar fortemente nas redes sociais com posicionamentos sobre cultura negra. Sujeito calmo com o objetivo de ganhar o mundo!