Após a eliminação para o Fluminense no Campeonato Carioca, dirigentes e representantes do Botafogo abriram o jogo e mencionaram um plano de passar a pré-temporada de 2023 no estrangeiro.
John Textor, sócio majoritário, comentou sobre fazer a pré-temporada nos EUA inicialmente, fazendo também uma tour pela Europa.
Apesar do investimento necessário, John acredita que a preparação para o Campeonato Brasileiro pode ser melhor feita desta forma.
Já para o regional, os planos do empresário e dos dirigentes do clube é deixar a bronca para a “molecada da base” e alguns jogadores do time B e C, que representariam o clube ao longo de toda a competição.
Entenda melhor a seguir.
Botafogo planeja pré-temporada de 2023 no estrangeiro
Alegando que os confrontos do futebol carioca proporcionam estradas duras e que os gramados não costumam ser favoráveis à saúde dos atletas, vários representantes do Botafogo vem se pronunciando sobre o planejamento de ir ao estrangeiro no início do ano que vem.
John Textor e Luís Castro falaram sobre isso diretamente para a imprensa, e acreditam que os resultados serão positivos.
O plano é começar nos Estados Unidos, fazendo amistosos e contra clubes de lá. Depois, viajar para a Europa e também realizar amistosos de qualidade.
Além da preparação do time principal, a proposta tem fins comerciais também. Os dirigentes do Botafogo têm planos de internacionalizar a marca do clube e buscar novos patrocinadores, demonstrando abertamente como está a organização interna do clube.

Situação Econômica do Botafogo
O Botafogo está passando por uma internacionalização de marca, mesmo antes de fazer a pré-temporada de 2023 no estrangeiro. Com a chegada de investidores de fora, como o americano John Textor, uma nova visão de empreendedorismo vem chegando à porta do clube.
Além disso, há reforços estrangeiros, como o técnico Luís Castro, e a diretoria ainda afirma estar tentando trazer mais 3 reforços que estão atuando na Europa neste momento.
A viagem em 2023 pode sim trazer benefícios para a preparação do time A, mas na verdade é uma jogada comercial, em seu todo.
O clube também passa por mudanças de patrocinadores e está recorrendo até mesmo a um novo uniforme de última hora.
Serão os novos anos de luz do clube, que esteve em baixa na última década?
Conclusão
O Botafogo passa por um momento de inovação, e uma das proposta mais recentes para o clube é uma pré-temporada no ano de 2023 realizada toda nos EUA e na Europa.
O clube passa também por uma internacionalização de marca, e esta viagem servirá para buscar patrocinadores estrangeiros.
O campeonato carioca, aparentemente, não será uma prioridade para o clube no ano que vem, sendo deixado para os jogadores de base e alguns reservas para assumirem a competição.
No entanto, o nome do Botafogo é um dos maiores clubes que participa do Campeonato Carioca e há algumas impedições no regulamento da competição que não permitirão tão facilmente essa postura do time. Os patrocinadores querem ver as torcidas engajadas, além de ser necessário prezar pela integridade da competição – fato que pode estar em cheque com o afastamento do time principal.

Copywriter e criador de conteúdo. Estudante de letras, apaixonado por esportes, e-sports e quaisquer atividades competitivas.