Nesta quinta-feira (6), o Botafogo enfrenta a equipe do Avaí no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. E no próximo domingo (9), a equipe carioca irá para a capital paulista enfrentar o São Paulo. Assim, para se adequar a esta agenda apertada, o Glorioso mudou completamente sua logística, de última hora. A saber, o Botafogo não voltará ao Rio de Janeiro entre estas duas partidas. Portanto, fara seus treinamentos entre quinta-feira (6) e sábado (8) na capital catarinense. E neste sábado, à noite, o clube carioca viajará para São Paulo.
Portanto, o Botafogo levou jogadores para Florianópolis suficiente para dois jogos. Foram ao todo, 27 jogadores relacionados pelo técnico Luís Castro para as duas partidas. Vale lembrar que, na maioria das vezes, são chamados 23 jogadores (que é o número máximo de jogadores que podem ir para uma partida no Campeonato Brasileiro).
Conteúdo
Jogadores do Botafogo relacionados
Em suma, destes 27 jogadores, existem novidades e ausências grandes. E o Botafogo não considera mudar esta lista de relacionados entre as partidas contra Avaí e contra o São Paulo. Principalmente, pois o motivo desta logística é manter o elenco mais integrado, além de um melhor acompanhamento físico e psicológico. Portanto, colocar um jogador de fora é algo quase que impensável. A exceção é em caso de diversas lesões neste grupo que viajou para Florianópolis.
Retornos
A grande novidade nos retornos do Botafogo é a volta do meia Lucas Fernandes. Em suma, Lucas esteve ausente das últimas duas partidas do Glorioso (contra Goiás e Palmeiras). Além dele, estão de volta: o volante Danilo Barbosa (ausência por lesão nas últimas partidas) e o atacante Luís Henrique (ausência por opção técnica do treinador Luís Castro, apenas na última partida contra o Palmeiras).
Por fim, vale a pena falar de forma separada da volta entre os relacionados do volante Patrick De Paula. A saber, na entrevista coletiva do técnico do Botafogo pós-jogo contra o Palmeiras, a imprensa questionou o português sobre a situação de Patrick de Paula. E como resposta, Luís Castro foi bastante ríspido:
“O Patrick não está em condições de jogo, está aquém dos jogadores que estão na posição dele. Para mim o jogador é o todo, ou pode jogar ou não pode jogar. Ou está em condições ou não está em condições, e enquanto não estiver em condições não vai a jogo. É isso. E eu trabalho com eles, para mim a semana de trabalho é sagrada, respeito pelo trabalho e dignidade no trabalho para mim são fundamentais. Portanto, é assim.”
Além disso, descobriu-se que o volante, que é a maior contratação da história do Botafogo, está gastando cerca de R$ 20 mil por mês com uma equipe particular de preparação física e mental. Tudo isso, para que Patrick de Paula volte a sua boa forma e volte a figurar no time titular do Glorioso. Vale lembrar que, no dia 3 de setembro, PK foi diagnosticado com Paralisia de Bell, uma paralisia facial rara. Porém, três semanas depois, já estava liberado pelo departamento médico.
O próprio jogador tinha a expectativa de ser relacionado para a partida contra o Palmeiras, seu ex-clube, porém não aconteceu. Por fim, vale destacar que, apesar de ter esta expectativa, o jornal O Globo divulgou que não há qualquer tipo de insatisfação por parte de Patrick com o técnico Castro ou com a diretoria.
Ausências
A saber, as ausências, são apenas dois jogadores que tem suas faltas sentidas. São eles, o volante Del Piage (que está suspenso pelo 3º cartão amarelo para a partida contra o Avaí) e o lateral-esquerdo Hugo (que também está suspenso pelo número de cartões amarelos para a partida contra o Avaí). Por fim, para o lugar de Hugo, o técnico Luís Castro chamou o também lateral-esquerdo DG. Porém, Marçal já cumpriu sua suspensão e deverá ser o titular nas duas partidas, contra Avaí e São Paulo.
Confira a lista completa de relacionados do Botafogo
Goleiros:
Douglas Borges, Gatito Fernández e Lucas Perri
Zagueiros:
Adryelson, Carli, Kanu, Philipe Sampaio e Victor Cuesta
Laterais:
DG, Marçal, Rafael e Saravia
Volantes:
Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Patrick de Paula e Tchê Tchê
Meias:
Eduardo, Gustavo Sauer, Jacob Montes, Lucas Fernandes e Lucas Piazon
Atacantes:
Jeffinho, Júnior Santos, Luis Henrique, Matheus Nascimento, Tiquinho Soares e Victor Sá
Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

Jornalista em formação pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire