Quando assumiu o Botafogo, em março, o empresário norte-americano John Textor prometeu não entregar apenas dinheiro para o clube carioca. Assim, o acionista da SAF Botafogo prometeu criar o “Botafogo Way“. Em suma, o Botafogo Way é a nova forma de jogar futebol do Glorioso. Uma forma que envolve todas as esferas do futebol do clube carioca. Desde o sub-13 (masculino e feminino), passando por sub-15, sub-17, sub-20, time B (sub-23) e, principalmente, o time profissional. São táticas e jogadas que são treinadas desde os primeiros passos de um(a) jogador(a) dentro do Botafogo, até sua chegada na equipe profissional. Basicamente, uma metodologia que será ensinada para todas e todos os futebolistas do Glorioso.
E o Botafogo começou a tomar forma deste novo método de jogar futebol nesta segunda-feira (26). Já que o diretor de futebol do Botafogo, André Mazzuco, anunciou o novo coordenador metodológico. Este profissional será responsável por integrar todo o setor futebolístico do Botafogo. E o nome escolhido foi do português João Costa
O que disseram os profissionais envolvidos no Botafogo Way
“Queria apresentar o João Paulo (Costa), que vem reforçar nossa equipe, já está conosco há um tempo, vai fazer coordenação metodológica junto com Luís (Castro), com Tiano (Gomes, diretor da base) e comigo. Dentro desse processo de academia, de implantação do Botafogo Way, são peças fundamentais para começarmos o processo de implementação e de integração. É uma iniciativa bacana do departamento, que vamos perpetuar. É só o início de um processo de construção. Temos a grande vantagem de ter o João, que vai ajudar muito nesse processo, que envolve a ideia do John (Textor), do Luís e o Botafogo, toda sua história, para criar identidade para o clube. Estamos no processo de fomentar esse tipo de discussão, para colhermos frutos de uma identidade do Botafogo no médio prazo. A ideia é consolidar conceitos e mentalidade para criar identidade” – explicou Mazzuco, em entrevista coletiva.
“Há a expectativa de vitórias rápidas, em termos de organização e intervenção, e começamos a ver modificações com benefícios para o processo. Nosso objetivo é uniformizar. A abertura das portas da equipe profissional vai facilitar esse processo. Não vai existir uma ideia diferente, vamos funcionar segundo a ideia do mister Luís Castro, com o desafio que foi feito pelo John Textor a todo grupo. A exigência será em todos nós, o treinador está sempre exposto, nós também. Vamos exigir trabalhar a 100%, menos de tudo é nada. O jogador vai saber que tem que estar a 100%” – detalhou João Costa, que planeja novos treinos integrados entre as categorias.
“Temos a chegada de um excelente profissional (João Costa), fazendo diagnóstico e tendo a verticalização junto com Luís Castro e o futebol profissional. O que já trabalhávamos está sendo agregado por uma pessoa excelente, um professor, que vai agregar para nós como pessoas e profissionais. Tenho certeza que o Botafogo Way e essa verticalização, de integração com o futebol profissional, está nos aproximando cada vez mais. Nossa estrutura não é do dia para a noite, mas pequenas vitórias estão acontecendo. Quando tivermos a infraestrutura pronta vamos estar muito mais qualificados e organizados para aproveitar esse novo Botafogo – finalizou Tiano Gomes, coordenador das categorias de base do clube carioca.
Foto destaque: Reprodução/Twitter/Botafogo

Jornalista em formação pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire