Em uma quarta-feira, em 04 de agosto de 2010, o Santos conquistou o único título que o Peixe ainda não tinha em sua história. Ou seja, com Neymar, Robinho e Ganso, o Santos ganhou sua primeira Copa do Brasil.
Além disso, o título classificou o Alvinegro para a Copa Libertadores de 2011, onde o Santos venceria pela terceira vez a competição sul-americana. Os outros dois, foram em 1962 e 1963.
Santos vence a primeira partida por 2 x 0
Na final, o Santos enfrentou a equipe do Vitória. Dessa forma, foi composto por dois jogos, o primeiro confronto aconteceu em casa, na Vila Belmiro e a decisão ocorreu no estádio Barradão, em Salvador.
Na primeira partida, com um pouco mais de 14 mil torcedores, a torcida do Peixe deu um show na Vila Belmiro. Do mesmo modo, assistiram ao Neymar abrir o placar aos 14 minutos de jogo, após cruzamento de Pará pela direita. O Menino Da Vila foi oportunista, se desvencilhou da marcação, desviou e venceu o goleiro.
Depois do gol o Peixe continuou com a mesma postura agressiva, entretanto a primeira etapa terminou em 1 x 0 para os donos da casa. No segundo tempo, o Santos não diminuiu a intensidade e acuou ainda mais o Vitória em seu campo defensivo, mas sem balançar as redes. Aos 27 minutos, o Peixe teve otima chance de ampliar o placar mas Neymar desperdiçou. Nesse sentido, o Menino da Vila, invadiu a área e acabou derrubado e o juiz Leonardo Gaciba marcou o pênalti a favor do Alvinegro Praiano. Na cobrança, o próprio Neymar bateu e desperdiçou após cavadinha defendida por Lee.
Dessa forma, mesmo na frente do placar os torcedores santistas sabiam que a vantagem era muito pequena para o jogo da volta e continuaram a apoiar e incentivar o time em busca do segundo gol. Assim, o gol saiu faltando cinco minutos para o fim do jogo. Marquinhos bateu uma falta magistral no cantinho, selando o placar por 2 a 0 no primeiro jogo da grande final.
Mesmo perdendo no jogo de volta, os Meninos da Vila são campeões da Copa do Brasil
Em primeiro lugar, com a vantagem de 2 x 0, o Peixe foi para Salvador sabendo que poderia perder por um gol de diferença, que mesmo assim levava a taça do campeonato. Dessa forma, com a casa do adversário com um pouco mais de 34 mil pagantes, o Santos entrou em campo com Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Ganso; Neymar (Marcel), Robinho (Rodriguinho) e André (Marquinhos).
O anfitrião não perdoou o que passou na Vila e pressionou da mesma forma desde o primeiro minuto de jogo. Entretanto, quem abriu o placar foi o Santos. No final do primeiro tempo, Neymar acertou um cruzamento na cabeça de Edu Dracena, que cabeceou para o fundo das redes, aumentando a vantagem santista.
Na segunda etapa, mesmo atrás do placar, a pressão do time baiano funcionou e aos 12 minutos, Wallace empatou a partida. Apesar do Peixe na busca de aumentar ainda mais a vantagem, foi o Vitória que balançou as redes mais uma vez, aos 32 minutos da etapa final.
Ainda que o time baiano pressionou na reta final, não consegue aumentar o placar. Dessa forma, a partida termina em 2 x 1, mas no placar agregado ficou em 3 x 1 para o Santos e pela primeira vez é campeão da Copa do Brasil.
Em suma, a Geração de Meninos da Vila foi coroada com uma conquista nacional, que ainda possibilitaria o Peixe voltar a disputar a Libertadores do ano seguinte, também vencida pelo time de Neymar e Cia.
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: conversar e escrever sobre esporte.