No começo da noite desta sexta-feira (16), o Santos, juntamente com Robinho, anunciou a suspensão contratual do atleta. Por certo, o jogador, atualmente com 36 anos, sequer estreou na equipe de Vila Belmiro. Santos e Robinho haviam acertado a transação há pouco menos de uma semana, no dia 10 de outubro. Contudo, no dia de hoje, a diretoria do clube decidiu em dispensar Robinho.
ENTENDA O CASO ROBINHO
Sem dúvida, essa decisão veio após pressão de muitas pessoas. Não apenas internamente, por parte de conselheiros e patrocinadores. Como também pela pressão externa, vinda de diversos veículos de comunicação. Entretanto, todo esse desconforto se dá por um ato feito por Robinho no passado. No ínterim de 2010 e 2015, o atacante vestiu as cores do Milan. Enquanto atleta Rossonero, Robinho e um amigo foram acusados e condenados pela Justiça italiana por violência sexual contra uma mulher, de origem albanesa. Certamente, a condenação sentenciou nove anos de prisão aos dois.
Desse modo, desde o dia 10 de outubro, quando anunciada a contratação de Robinho, clube e atleta tornaram-se alvo de inúmeras críticas. A saber, o vínculo foi acertado por um valor simbólico, afinal as finanças do Santos não andam bem. O salário que seria recebido era de apenas R$ 1.500,00. Além disso, o contrato valia por somente cinco meses. Mas havia a opção de renovação por um ano e sete meses.
Leia mais: Premier League: como apostar na competição?
Logo após o anúncio, vieram enxurradas de críticas. Muitas delas cobrando o um posicionamento dos patrocinadores. Patrocinadores esses que, ao logo desta semana, questionaram a contratação à diretoria do Santos. Na quarta-feira (14), a Orthopride, estampada atrás da camisa santista, anunciou a saída do clube. Posteriormente, no dia de hoje, a Philco divulgou uma nota em repúdio à contratação de Robinho.
Sabendo disso, e com toda a pressão, Santos e Robinho desistiram de seguir com a parceria. Confira, a seguir, a nota oficial do Santos:
“O Santos Futebol Clube e o atleta Robinho informam que, em comum acordo, resolveram suspender a validade do contrato firmado no último dia 10 de outubro para que o jogador possa se concentrar exclusivamente na sua defesa no processo que corre na Itália.”
Por meio de suas redes sociais, Robinho também se explicou. Veja, na íntegra, a fala do ex-jogador do Real Madrid, Manchester City e Seleção Brasileira.
“Com muita tristeza no coração, venho falar para vocês que tomei a decisão junto do presidente de suspender meu contrato neste momento conturbado da minha vida. Meu objetivo sempre foi ajudar o Santos Futebol Clube. Se de alguma forma estou atrapalhando, é melhor que eu saia e foque nas minhas coisas pessoais. Para os torcedores do Peixão e aqueles que gostam de mim, vou provar minha inocência.”
Antes de retornar ao Brasil, para fazer sua quarta passagem pelo Santos, Robinho jogava na Turquia. Por certo, o clube defendido pelo atacante era o İstanbul Başakşehir. Por lá, Robinho jogou entre 2019 e 2020. Além disso, fez 43 partidas e marcou apenas 4 gols. Junto ao plantel do Başakşehir, conquistou o Campeonato Turco.
Leia mais: Como apostar em jogos do PSG?
Foto destaque: Ivan Storti/Santos FC
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.