Fluminense campeão mundial? Clube pede ajuda à CBF para ser reconhecido

Compartilhe como seus amigos:

Imagem ilustrativa para Fluminense campeão mundial

Sem dúvida, o título do Mundial de Clubes é o mais sonhado pelos clubes brasileiros. Com as recentes conquistas de São Paulo, Internacional e Corinthians, a honraria ganhou ainda mais prestígio. Sendo assim, os brazucas que vencem a Libertadores vão com tudo ao certame. Enquanto isso, algumas equipes, que ganharam torneios semelhantes no passado, buscam serem reconhecidas como campeãs mundiais. Como é o caso do Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras busca, pela segunda vez, o reconhecimento por parte da FIFA.

Leia mais: Record pode dar chapéu em Globo pelo Campeonato Carioca

Em meio a todo o frisson do Mundial de 2020, onde o Palmeiras foi eliminado, o Flu informou que acionará a entidade máxima do futebol para reconhecer a Copa Rio de 1952 como um “mundial”. O clube divulgou a informação na terça-feira (9), em seu site oficial. Porém, essa novela se prolonga desde 2012. Mas o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, reacendeu a discussão durante uma recente reunião com o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

banner bet365

“Quando o presidente Rogério Caboclo esteve aqui em Laranjeiras, em outubro de 2020, eu o levei até a taça do título de 52 e solicitei que ele nos ajudasse no assunto, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Na semana passada, eu e Caboclo nos reunimos novamente para conversar sobre a mudança da legislação para jogadores de base e eu, mais uma vez, lhe pedi que levasse à Fifa nossa solicitação de reconhecimento do Mundial de 52 ao Presidente Infantino. Ele levou nossa solicitação e nós vamos reenviar o dossiê para ser encaminhado à Fifa”, disse Mário, ao site do Flu.

 

Leia mais: Manual do Trader Esportivo 2021

Vale ressaltar que outros dois grandes clubes também querem o reconhecimento. São elas: Palmeiras e Botafogo. O Verdão, por sua vez, venceu a Copa Rio, em 1951. Em contrapartida, o Fogão, reivindica ser campeão pelo tricampeonato do Torneio de Caracas, em 1967, 1968 e 1970. Além do Botafogo, Bangu (1958) e Cruzeiro (1970 e 1977) já conquistaram o certame.

Copa Rio, Torneio de Caracas, Intercontinental e Mundial da FIFA

Por ordem cronológica, o primeiro “Mundial” conquistado por um brasileiro foi a Copa Rio. Assim, em 1951, O Palmeiras chegou à final. E venceu a poderosa Juventus (ITA). Depois disso, no ano seguinte foi a vez do Fluminense, que bateu o Corinthians na decisão. Por certo, a Rio teve só duas edições. Posteriormente, em 1958, houve o Torneio de Caracas. Na primeira das dez edições, o campeão foi o Bangu. Nas duas edições seguintes, o caneco ficou com o Botafogo. Curiosamente, no ano de 1970 houveram duas edições do Torneio. E os campeões foram Botafogo e Cruzeiro. A Raposa venceu novamente em 1977.

Já a Copa Intercontinental, também conhecida por Copa Toyota, teve sua primeira edição em 1960. Sem dúvida, o certame não tinha chancela da FIFA. Afinal, era organizado apenas entre CONMBEOL e UEFA. Por certo, o primeiro brasileiro campeão foi o Santos, de Pelé, em 1962 e 1963. No ano de 1981, foi a vez nação rubro-negra comemorar o título do Flamengo. Depois disso, em 1983, os gaúchos do Grêmio levantaram o troféu, diante do Hamburgo. As últimas conquistas brasileiras vieram nos anos de 1990. Naquela década, o São Paulo abocanhou dois canecos, em 1992 e 1993.

Leia mais: Palmeiras terá uma nova chance em disputar o Mundial

Por fim, o Mundial de Clubes da FIFA. Este é o único disputado até os dias de hoje. Decerto, a primeira edição se deu em 2000, quando o Corinthians a venceu. Entretanto, devido a diversos empecilhos, o torneio não aconteceu entre 2001 e 2004. O retorno ocorreu em 2005. Naquela ocasião, o São Paulo venceu o Liverpool na final. Logo no ano seguinte, 2006, foi a vez do Internacional conquistar o prestigioso título. Depois disso, em 2012, o Corinthians superou o Chelsea, pintando o planeta de preto e branco. Desde então, nenhum outro brasileiro obteve êxito no Mundial de Clubes da FIFA.

Compartilhe como seus amigos:

banner bet365
Abrir bate-papo
Deixe a sua sugestão para o site aqui