Após muitas especulações e polêmicas, a Fórmula 1 finalmente anunciou o calendário de corridas para o ano de 2023. Assim, a principal novidade é a adição do GP de Las Vegas. Além disso, a Fórmula 1 conseguiu seu objetivo de fechar o calendário em 24 corridas. Já que 24 corridas é o máximo de corridas permitidas por ano pelo Pacto de Concórdia, assinado pela FIA e F1. Em relação as exclusões de circuitos, a Fórmula 1 acabou deixando o GP da França de lado para 2023. Portanto, não acontecerá a corrida no circuito de Paul Ricard.
Vale lembrar também que o calendário de 2023 inclui três novas corridas (em relação a 2022): o GP da China, o GP da Catar e o próprio GP de Las Vegas. Porém, os GP’s da China e Catar não são estreias no calendário da Fórmula 1, mas sim retornos. Já que o o GP da China acontecia regularmente até 2020. Entretanto, com a pandemia de COVID-19, a corrida chinesa da F1 foi cancelada e desde então, não voltou mais ao calendário. Por outro lado, o GP do Catar apareceu no calendário pela 1ª vez em 2021, substituindo o GP da Austrália daquele ano. Porém, no mesmo ano, a Fórmula 1 assinou um contrato de dez anos com o Circuito Internacional de Losail, que começa a valer em 2023.
O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Mohammed Ben Sulayem, falou sobre a adição destas três corridas ao calendário da Fórmula 1 de 2023:
“A presença de 24 corridas na Fórmula 1 2023 é evidência do crescimento e do apelo do esporte em uma escala global. A adição de novos circuitos e a retenção de eventos tradicionais reforça a boa administração da FIA no esporte” – declarou o presidente da FIA.
Calendário completo da Fórmula 1
A saber, os testes de pré-temporada da maior categoria do automobilismo mundial em 2023 acontecem apenas no Bahrein (diferente deste ano, em que os testes aconteceram em Barcelona e no Bahrein). Assim, estes testes deverão acontecer no fim de semana anterior ao 1º GP de 2023. Este 1º GP da Fórmula 1 acontece também no Bahrein, no dia 5 de março. Já as férias de verão (ou summer break) acontecem após o GP da Bélgica (que acontece no dia 30 de julho de 2023). Já o retorno da F1 acontece no fim de semana do dia 27 de agosto de 2023, no GP da Holanda. Por fim, a temporada se encerra (desde 2009) no circuito de Yas Marina, Abu Dhabi, no dia 26 de novembro.
Vale destacar a data do GP de São Paulo, que será realizado em Interlagos. Em suma, a corrida no Brasil acontecerá no dia 5 de novembro de 2023. Também está no calendário o Circuito de Mônaco (que acontecerá no dia 28 de maio). Existia uma grande discussão sobre a presença do tradicional circuito de rua no calendário da Fórmula 1 para os próximos anos. Porém, esta discussão se encerrou quando Mônaco anunciou a renovação com a categoria por mais alguns anos. O mesmo se aplica para o GP da Bélgica.
Calendário na integra:
- GP do Bahrein (05/03) (Autódromo Internacional do Sakhir)
- GP da Arábia Saudita (19/03) (Circuito de Jeddah Coniche)
- GP da Austrália (02/04) (Circuito de Albert Park, Melbourne)
- GP da China (16/04) (Circuito Internacional de Xangai)
- GP do Azerbaijão (30/04) (Circuito Urbano de Baku)
- GP De Miami (07/05) (Autódromo Internacional de Miami, Estados Unidos)
- GP da Emilia-Romagna (21/05) (Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Ímola, Itália)
- GP de Mônaco (28/05) (Circuito de Monte Carlo)
- GP da Espanha (04/06) (Circuito de Barcelona-Catalunha)
- GP do Canadá (18/06) (Circuito Gilles Villeneuve, Montreal)
- GP da Áustria (02/07) (Red Bull Ring, Spielberg)
- GP da Inglaterra (09/07) (Circuito de Silverstone)
- GP da Hungria (23/07) (Circuito de Hungaroring, Mogyorod)
- GP da Bélgica (30/07) (Circuito de Spa-Francorchamps)
- GP da Holanda (27/08) (Circuito de Park Zandvoort)
- GP da Itália (03/09) (Autódromo de Monza)
- GP de Singapura (17/09) (Circuito Urbano de Marina Bay)
- GP do Japão (24/09) (Autódromo Internacional de Suzuka)
- GP do Catar (08/10) (Circuito Internacional de Losail)
- GP dos Estados Unidos (22/10) (Circuito das Américas, Austin)
- GP do México (29/10) (Autódromo Hermanos Rodriguez, Cidade do México)
- GP de São Paulo (05/11) (Autódromo de Interlagos, Brasil)
- GP de Las Vegas (18/11) (Circuito Urbano de Las Vegas, Estados Unidos)
- GP de Abu Dhabi (26/11) (Circuito de Yas Marina, Emirados Árabes Unidos)
Foto destaque: Divulgação/Red Bull Content Pool

Jornalista em formação pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire