A última quarta-feira (27) foi um dia especial para o goleiro Gabriel Grando, do Grêmio. A saber, o atleta atuou um dia antes contra a Chapecoense pela Série B, e recebeu uma honraria da Câmara de Vereadores de Chapecó. Em suma, ele nasceu na cidade, e o prêmio é uma homenagem para apenas pessoas nativas de lá que têm grandes contribuições no desporto.
Gabriel Grando, de apenas 22 anos, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo. A homenagem ao goleiro do Grêmio aconteceu nesta quarta-feira (27), aproveitando que o atleta estava na cidade para enfrentar a Chapecoense.
A cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desportivo a Gabriel Grando aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Chapecó. Estavam presentes autoridades, esportistas importantes e família do atleta para prestigiar o momento. Em discurso, o goleiro falou sobre sua identificação com sua cidade natal e com o esporte local. Aliás, quando começou no futebol o arqueiro gremista era chamado de Gabriel Chapecó, tamanha sua ligação com a terra natal.
História de Gabriel Grando no futebol e no Grêmio
O goleiro Gabriel Grando começou a dar seus primeiros passos oficiais no esporte em 2012, na escolinha de futsal de Chapecó. Mas em seguida, já em 2013, o jogador migrou para o futebol de campo quando se matriculou na escolinha do Grêmio que havia na cidade.
No fim de 2013, Gabriel Grando viajou com sua escolinha para jogar a Copa Tricolor em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Fora da sua cidade e estado natais, o goleiro impressionou os olheiros do Grêmio, que escolheram ele para ficar no clube em definitivo imediatamente.
Dessa forma, Gabriel Grando ingressou nas categorias de base do Grêmio, onde teria sua vida mudada de fato no ano de 2018. A saber, quando foi disputar a Copa Mitad del Mundo Sub-18, no Equador, o goleiro se destacou para valer. Em suma, o Tricolor se sagrou campeão naquela oportunidade em final contra o anfitrião Independiente del Valle.
Nas decisões, inclusive na final, Gabriel Grando agarrou pênaltis importantes. A saber, suas defesas foram determinantes para que o Grêmio saísse com aquele título da categoria sub-18. Assim, a diretoria ficou ainda mais de olho em seu futebol.
Ascensão no profissional e Seleção Brasileira
Gabriel Grando subiu ao time profissional do Grêmio em 2021, durante uma dura crise de goleiros no clube. A saber, suas primeiras atuações salvaram o time de resultados horríveis. Bem como chamou a atenção de todos os que acompanhavam o Brasileirão e da mídia.
Mas uma figura em especial se impressionou com a técnica de Gabriel Grando. A saber, o técnico Tite convocou o goleiro do Grêmio em outubro de 2021 para partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa contra Argentina e Colômbia. Ele não entrou em campo, mas a experiência de ser chamado pela seleção elevou ainda o patamar do goleiro.
Em 2022, Gabriel Grando não começou como titular, mas retomou a posição com a lesão de Brenno. Assim, ele segue ajudando o Grêmio na missão de retornar à Série A.
Foto destaque: Divulgação / Grêmio FBPA

Minha paixão sempre foi o futebol. Mas, nunca sonhei em ser jogador. Não, meu sonho de moleque era levar o futebol às pessoas através da Comunicação. E aqui estou, realizando meu sonho.