João Gomes x André. De fato, um clássico entre Flamengo e Fluminense é sempre um jogo a parte, não importa o momento. Sempre é um evento onde ambos dão o sangue para ganhar. Em suma, com toda a história por trás desse duelo, é possível ainda apreciar alguns embates individuais dentro de campo. Confira agora um duelo da nova geração.
João Gomes x André
Pois bem, o clássico Fla x Flu é neste domingo (18) e não faltarão duelos dentro deste evento. No entanto, o confronto de agora é situada no meio de campo. Sem dúvidas, o Brasil sempre revelou muitos bons jogadores desde o início e de diversas posições. Obviamente, mais para algumas do para outras, contudo a safra não costuma ser pobre.
Como dito acima, o confronto é no meio de campo, uma batalha de volantes para ser mais preciso. A saber, um ponto que enriquece mais ainda este duelo é ter ambos atletas originalmente formados nas categorias de base dos clubes. Sem dúvidas, uma competição de escolas… um interclasse, por assim dizer.
Símbolos da capacidade de cada clube em formar atletas de alto nível. Decerto, não tenha dúvida que se ambos seguirem seguros nas suas funções, clubes europeus e A Seleção terão boas referências nos cabeças de área.
Na verdade, a safra de volantes brasileiros teve boa evolução nos últimos anos. Em suma, no Corinthians tem o Du Queiroz e Danilo é a referência no Palmeiras. Cabe lembrar de Andrey Santos do Vasco aqui. Contudo, João Gomes e André são considerados os melhores volantes no Brasil hoje. Ambos com 21 anos demonstrando muita evolução em pouco tempo de profissional. E ter esse duelo num Fla x Flu, torna a disputa muito mais prazerosa. Pois é, os torcedores assistem de casa, bar, estádio ou seja lá onde estiver, enquanto Vidal e Felipe Melo observam do banco. Respeita a base!
João Gomes
De conhecimento público, o cria do ninho recebeu o apelidado de Pitbull pela torcida do Mengão. O Fla deve tá criando um canil, pois com Vidal no banco e João Gomes em campo, a torcida tem dois Pitbull de raça pura.
Enfim, o jovem de 21 anos ganhou o coração da Nação e aparentemente de Dorival este ano. Em suma, já contabiliza 52 jogos, sendo 39 como titular na atual temporada. Dois gols e duas assistências neste período. No entanto, o ponto forte do Pitbull é nos desarmes, o famoso Tackle. Fato é que, João Gomes tem por função a marcação geral do seu bloco de jogo.
No total, são 155 desarmes (cerca de três por jogo) e 229 bolas recuperadas (em torno de 4,4 por partida). Por fim, Thiago Maia é fundamental entres os titulares também, contudo a versatilidade que João apresenta em condução de bola e acerto nos dribles, fazem o atleta cair ainda mais nas graças do torcedor.
André
Infelizmente, a ausência de André que estava suspenso contra o Corinthians na volta da Copa do Brasil foi crucial para a eliminação Tricolor. O duelo de hoje poderia ser um esquenta para, a até então, possível final da copa. De todo modo, André segue responsável pelo entendimento de meio de campo que Diniz implantou no Fluzão.
Por curiosidade, o jovem também tem dois gols e duas assistências em 48 partidas, sendo 46 como titular. Certamente, devido a diversidade de opções, André é muito mais precioso para o Flu que João no Fla. Em suma, a frequência de boas exibições do meio-campista tricolor fazem dele destaque em campo e nas estatísticas. A saber, contém 72% de dribles certos na temporada, além de 92% de precisão nos passes.
Por fim, outro ponto muito relevante neste duelo é o mano x mano. A saber, o SofaScore disponibilizou o overall dos atributos de André x João Gomes, respectivamente. Confira: ataque (52 x 52), técnica (67 x 61), tática (59 x 48), defesa (55 x 50) e criação (54 x 55).
Foto destaque: Divulgação/GE

Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes – especialmente futebol – e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Shaft Score com vocês nas notícias do Flamengo e NBA.