Durante esta semana, a notícia de uma suposta negociação do SBT com a CONMEBOL causou alvoroço no mundo esportivo.
O desejo da emissora paulista é adquirir os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América.
Vale lembrar que essa oportunidade surgiu após o rompimento entre Globo, então detentora da Liberta, e a entidade máxima do futebol sul-americano.
Toda essa novela começou no mês de agosto, quando a CONMEBOL rechaçou uma proposta da Globo. Por certo, a líder em audiência no Brasil propôs uma redução nos valores pagos a entidade para os direitos de transmissão do torneio continental.
A saber, tal pedido se deu em virtude da pandemia do novo coronavírus, que jogou o valor do dólar nas alturas, provocando uma crise financeira no futebol brasileiro. Porém, as partes não entraram num consenso, culminando numa rescisão contratual.
Entretanto, não apenas a Globo como também a CONMEBOL sai perdendo. Afinal, o valor pago pela emissora carioca era de 60 milhões de dólares por ano, ou seja, um quinto de todo o montante recebido pela confederação por direitos de transmissão, que no total gira em torno de 300 milhões de dólares.
Desde então, a principal competição de clubes da América do Sul busca uma nova casa no Brasil.
Leia mais: Playoffs da NBA agitam as apostas esportivas; veja cotas
INTERESSE DO SBT
O rompimento da Globo forçou a Libertadores buscar novas parcerias. E foi aí que o SBT entrou na jogada. De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, as negociações entre a emissora paulista e CONMEBOL estão avançadas.
Um dos fatores chave para o negócio sair do papel, foi o fato do SBT abrir espaço a patrocinadores da competição durante os comerciais das partidas. Tal abertura agradou os dirigentes da confederação.
Ainda segundo o portal, já houve um meio termo entre as partes nos quesitos valores, quantidade de partidas e horários de transmissão.
Dessa maneira, as conversas estão muito avançadas e apenas trâmites burocráticos impedem o acerto. Mas ao que tudo indica, tais empecilhos serão resolvidos em breve, e o acordo deverá ser sacramentado até o fim desta semana.
Assim, a expectativa é que o SBT televisione os jogos já nesse retorno da Libertadores. Porém, toda essa negociação vale apenas para a TV aberta. A detentora na TV paga, Fox Sports, seguirá com as transmissões do certame.
Leia mais: Fluminense x Flamengo: analisamos o Fla-Flu, confira nosso palpite
BRASILEIROS NA LIBERTA
Paralisada desde o mês de março, a 60ª edição da Copa Libertadores contém sete representantes do Brasil na disputa pelo título. São eles: Flamengo, Santos, Palmeiras, São Paulo, Athletico Paranaense, Grêmio e Internacional.
Sem dúvida, Peixe e Verdão são os times com melhor campanha entre os brasileiros. Ambos estão na liderança de seus respectivos grupos e possuem a mesma pontuação.
O elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo venceu as duas partidas disputadas. As vitórias deixaram o Palmeiras no topo do Grupo C, o mesmo de Guaraní-PAR, Bolívar-BOL e Tigre-ARG, com seis pontos somados.
De maneira idêntica, o Grupo G, composto por Delfín-EQU, Olímpia-PAR e Defensa y Justicia-ARG, é liderado pelo Santos.
Elenco do Flamengo comemora o título da Libertadores de 2019 (Reprodução/Reuters)
Assim como os dois clubes paulistas, o Flamengo, atual campeão da Libertadores, também acumula seis pontos. Todavia, a equipe de Domènec Torrent perde para o Barcelona-EQU, líder do Grupo A, no quesito gols marcados.
Enquanto isso, São Paulo e Athletico Paranaense aparecem com três pontos cada, figurando nas segundas colocações dos grupos C e D, respectivamente. Por fim, os arquirrivais do Rio Grande Sul disputam a 1ª colocação do Grupo E. Até o momento, os colorados estão levando a melhor e lideram a chave.
Foto destaque: Divulgação/Conmebol
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.