FIFA Libera Atletas Do Campeonato Ucraniano: Marlyson No Figueirense

Compartilhe com seus amigos:

Jogadores No Campeonato Ucraniano Retornam

A FIFA liberou todos os jogadores que estavam atuando no Campeonato Ucraniano a se registrarem em outros clubes, sem que hajam penalidades financeiras devido à crise civil causada pela guerra entre o Governo Russo e o Governo Ucraniano em solo ucraniano.

Isso ocorre porque a liga da Ucrânia, que estava paralisada pelo rigoroso inverno desta região, teve sua volta postergada. Não há previsão de quando o campeonato ucraniano voltará a acontecer, portanto a FIFA está permitindo que estes jogadores atuem por outros clubes mundo afora.

Marlyson, ex-Paraná, estava no Metalist Kharkiv, mesmo time em que Taison atuou antes de regressar ao Brasil, e está agora treinando com o Figueirense – SC.

FIFA tenta diminuir os impactos da crise no Campeonato Ucraniano

Milhões perderam seus empregos na Ucrânia devido à guerra proposta pelo Governo Russo. Estabelecimentos comerciais, estádios de futebol, prefeituras… Tudo está indo abaixo neste país.

A FIFA, ciente da situação, toma responsabilidade pelas carreiras dos jogadores que deveriam atuar em clubes ucranianos, mas que não tem mais um local para treinar. Ela decide quebrar as regras de janelas de transferência e permitir que estes jogadores sejam contratados sem multas.

Até porque seus contratos com clubes locais já haviam sido suspensos alguns dias antes deste decreto a fim de preservar as contas dos clubes ucranianos, que não estão possibilitados de manter a atividade econômica.

Segundo o anúncio oficial, cada time no mundo tem o direito de contratar até 2 jogadores ucranianos que estão sendo transferidos por esta regra. Os treinadores também estão incluídos e podem ser buscados até mesmo por clubes brasileiros.

Marlyson no Figueirense. Fifa libera ucranianos.

Marlyson chega ao Figueirense

Marlyson havia sido emprestado ao Metalist Kharkiv pelo Figueirense. Após poucas, mas ótimas atuações pelo Paraná, Marlyson foi contratado pelo time catarinense, mas, segundo o FBREF, já recebeu uma proposta de empréstimo vinda do clube ucraniano.

Com 14 partidas jogadas, Marlyson já havia balançado as redes 5 vezes no campeonato ucraniano. Não sendo titular, em muitas dessas partidas acabou entrando no segundo tempo. Em média, Marlyson precisava de 189 minutos em campo para marcar um gol.

Apesar de não ser um histórico de atuações brilhantes, temos que lembrar que Marlyson estava no futebol ucraniano: língua e culturas muito diferentes, além de ser sua primeira temporada na Europa. Suas métricas chamam a atenção, e Marlyson pode ser sim um enorme reforço para o Figueirense.

No entanto, a CBF ainda precisa confirmar se a atuação do jogador será legitimada no Campeonato Brasileiro série C.

Esperamos que a CBF, assim como a FIFA, se solidarize com a situação à parte que está acontecendo na Ucrânia.

Outros brasileiros no Campeonato Ucraniano FIFA

  • Júnior Moraes, que atuava pelo Shaktar Donetsk, foi anunciado pelo Corinthians com contrato até 2023;
  • Vitinho, ex-Dynamo de Kiev, está sendo sondado pelo Botafogo e pelo Atlético Paranaense;
  • Alan Patrick provavelmente retornará ao Internacional;
  • Talles possivelmente retornará ao Vila Nova;
  • Dentinho já foi apresentado ao Ceará;
  • Flamengo sonda Marcos Antônio, ex-Shaktar.

Há outros jogadores, mas com menos rumores sobre suas possíveis transferências. Vale a pena lembrar que o elenco do Shaktar contava com mais de 10 brasileiros, que agora estão com seus futuros incertos.

Por terem atuado em solo europeu, estes jogadores participaram de pelo menos 1 das 3 principais ligas internacionais da Europa: a Champions League, a Europa League e a Europa Conference League.

Por isso, há a expectativa que a experiência destes jogadores agregue muito no cenário brasileiro.

Conclusão

A FIFA está afrouxando as regras em solidarização com os jogadores e treinadores do cenário Ucraniano. Times ao redor do mundo poderão inscrever jogadores vindos do solo Ucraniano mesmo que as janelas de transferência do seu mercado estejam fechadas.

Essa é uma ótima oportunidade para os times brasileiros resgatarem seus talentos. Marlyson está de volta ao Figueirense e alguns outros nomes também já foram anunciados.

Por enquanto há mais sondagem do que contratações anunciadas, mas os times não podem perder essa oportunidade. Acompanhe o mercado de transferências para ficar por dentro dos reforços que alguns times podem ter antes do Campeonato Brasileiro começar.

Compartilhe como seus amigos:

Outras publicações: