Por meio de um comunicado, divulgado no site oficial e nas redes sociais, o Sporting informou que seu centro de treinamentos mudará de nome. Conforme anunciado, o CT Academia do Alcochete será rebatizado de ‘Academia Cristiano Ronaldo’. Tal mudança teve o intuito de homenagear “o melhor jogador português de todos os tempos”, segundo o clube lisbonense.
Todavia, a troca também contempla a passagem de CR7 pela clube, onde realizou sua primeira partida profissionalmente. Vale ressaltar que o atacante não foi revelado no Sporting. Antes de transferir-se à capital de Portugal, o jovem defendeu outro clube. Se trata do modesto Nacional. Recém-ascendida à primeira divisão portuguesa, a equipe está localizada na região onde o jogador nasceu, a Ilha da Madeira. Por sua vez, os madeirenses batizaram o centro de treinamentos com o nome do craque, também como forma de homenagear Ronaldo. Mas isso em 2007, há 13 anos.
Leia o comunicado na íntegra
Desse modo, o Nacional demonstrou total “descontentamento” por meio de uma carta. Intitulada de “Cristiano Ronaldo Campus só há um”, foi enviada ao presidente do Sporting, Frederico Varandas. Nela é afirmado que a mudança no nome viola o “princípio fundamental do registro de marcas”. Assim, o clube pede ao Sporting a não alteração. A ideia é evitar confusões entre os centros de treinamentos de ambas as equipes. Por fim, a data para a troca ainda não foi anunciada. Além disso, o Sporting ainda não se pronunciou sobre a nota.
Leia mais: Delfin x Santos 24/09: lucre apostando nesse grande duelo pela Libertadores
RELEMBRE O INÍCIO DA CARREIRA DE RONALDO
Cristiano Ronaldo nasceu em Funchal. A cidade é localizada no arquipélago da Madeira. CR7 teve sua primeira chance no modesto Andorinha, clube de sua cidade natal. Por lá, ficou por apenas dois anos, quando transferiu-se ao Clube Desportivo Nacional. Dessa maneira, em 1995, Ronaldo atuou por duas temporadas nas bases. Em virtude de uma dívida, os nacionalistas venderam o craque. O débito era com o Sporting, e no valor de 450 mil escudos.
Assim, rumou à capital Lisboa. Vestiu as cores do Leão nas categorias de base. Até que em 2002, foi promovido ao time principal. Na estreia, Cristiano Ronaldo marcou dois gols, contra o Moreirense. Somado esses tentos, foram cinco marcados em 31 jogos. Sem dúvida, Ronaldo impressionou com as cores do Sporting. O mais impressionado foi Alex Ferguson. Na época, Sir Alex comandava o Manchester United.
Em um amistoso, que celebrou a inauguração do estádio Alvalade XXI, Ronaldo brilhou e os Leões venceram por 3 x 1. O então treinador do United gostou do jovem. Assim sendo, Ferguson chamou CR7 para os Red Devils. A partir daí, a carreira do português deslanchou. Agora na Juventus, Ronaldo é considerado o melhor futebolista da história de Portugal. Também fez história na seleção. Só para ilustrar, foram 101 gols feitos em 165 jogos.
Leia mais: Bayern de Munique x Sevilla 24/09: análise para a decisão da Supercopa
Foto destaque: Divulgação
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.