Em 2019 um novo avanço do Paris Saint-Germain para cima do Barcelona chamou a atenção. Tratava-se da contratação do meia Xavi Simons, que seguia o caminho de Neymar. Só que agora o jovem finalmente chegou aos profissionais e a pergunta que fica é se ele pode ser o substituto do brasileiro.
Leia mais: Palpite para artilharias nas ligas europeias
Conteúdo
Quem é Xavi Simons e porquê novo Neymar?
Nascido em 21 de abril de 2003, em Amsterdam, Xavi Quentin Shay Simons tem dupla-nacionalidade holandês e espanhol. Ele foi encontrado pelos olheiros do Barcelona quando ainda tinha 7 anos e passou quase todo o período na base do clube catalão, chegando ao Sub-16 em 2018.
Só que em 2019, o PSG se interessou pelo jovem e o contratou ao término do seu contrato, tendo que pagar apenas uma compensação de 130 mil euros. A situação chama a atenção principalmente porque o Barcelona chegou a oferecer um contrato ao jogador, que recusou. Saindo de uma forma frustrante para os catalães, o que lembra a despedida de Neymar.
O atleta inclusive é representado por um dos grandes nomes do mercado da bola. Trata-se de Mino Raiola, que é agente de jogadores como Ibrahimovic e Pogba.
Características do jogador
As comparações de Xavi Simons para ser um novo Neymar estão mais relacionadas a trajetória e a possível liderança que o jogador pode ter no PSG. Isso porque o holandês costuma atuar como meia. Já o brasileiro joga mais perto do gol, mesmo que também armando as jogadas.
Trajetória na seleção
Apesar de ter dupla-nacionalidade, Xavi Simons decidiu vestir a camisa da Holanda. Tem passado por todas as categorias de base até então. A primeira convocação foi quando ainda atuava pelo Barcelona, em fevereiro de 2018, para representar o Sub-15. No ano seguinte veio a primeira chamada para o Sub-16 e depois para o Sub-17. No total foram 14 apresentações internacional e quatro gols marcados.
Carreira no PSG
Na temporada 2019/2020, mesmo com apenas 16 anos e completando 17 somente na reta final, o jogador atuou pelo Sub-19 do PSG e inclusive foi titular na UEFA Youth League. O torneio é uma espécie de Liga dos Campeões das categorias de base. Foram cinco jogos no total, com um gol marcado. A equipe francesa acabou caindo na fase de grupos, ficando atrás de Real Madrid e Club Brugge.
Já neste final de 2020, devido ao número de lesões e também os casos de Covid-19 dentro do PSG, Xavi Simons acabou sendo relacionado pela primeira vez para o elenco profissional. O holandês ficou no banco contra Nimes e Lens. Desta forma, tem grandes chances para ganhar uma oportunidade na edição 2020/2021 da Ligue 1.
Conclusão
Xavi Simons é um bom nome para ficar de olho nas próximas temporadas. Tratado como uma grande promessa ele certamente terá espaço e condição de se destacar em uma liga pouco competitiva como a Ligue 1. Principalmente por defender um time tão superior aos demais como o PSG. Agora se Xavi Simons será um novo Neymar somente o tempo dirá, embora potencial indique que a chance é grande.
Leia mais: Maiores campeões do campeonato Francês
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.