Por qual motivo Luís Castro deve ficar no Botafogo?

Compartilhe com seus amigos:

Luís Castro Botafogo

É fato que o Botafogo não vem de bons resultados. Inclusive, a equipe carioca vem de um empate em dois gols com o Juventude, atual lanterna do Campeonato Brasileiro 2022. Portanto, diversos torcedores defendem a saída do atual treinador do Botafogo, Luís Castro. Apesar disso, a diretoria do Glorioso já mostrou plena confiança no trabalho do português, e John Textor descarta a saída de Castro neste momento, como já disse em entrevista na última vez que esteve no Brasil. Contudo, a torcida botafoguense começa, inclusive, a desconfiar do próprio John Textor. Mas afinal, por qual motivo Luís Castro deveria ser mantido no clube carioca. Já que os resultados deste momento não são os esperados?

Números de Luís Castro no Botafogo

Em suma, é muito importante entender o que fez Luís Castro até agora no Botafogo. Assim, o treinador português estreou no dia 10 de abril de 2022, contra o Corinthians, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Vale lembrar que, nesta ocasião, Luís Castro não estava na beira do campo, já que ainda não estava regularizado. Então, o Glorioso acabou perdendo por 3 x 1.

Com certeza, a derrota mais impactante da equipe carioca foi para o Palmeiras, na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Paulo. A saber, o Botafogo sofreu uma derrota de 4 x 0. Por outro lado, a vitória mais contundente do Alvinegro é contra a equipe do Internacional, na 13ª rodada por 3 x 2. Em uma partida que foi marcada por uma expulsão duvidosa e gol da vitória no último lance. Além disso, a diretoria do Botafogo esperava chegar mais longe na Copa do Brasil. Vale lembrar que o clube acabou eliminado pelo América-MG nas oitavas de final (5 x 0 no agregado).

No geral, Luís Castro tem 26 jogos pelo Botafogo. Assim, são nove vitórias, seis empates e 11 derrotas. Além disso, foram 27 gols marcados e 30 gols sofridos. Portanto, um saldo de -3, com números que claramente não jogam a favor do técnico português.

A importância do atual treinador

Apesar dos números ruins, e da clara necessidade de melhora imediata, uma possível demissão de Luís Castro do Botafogo não seria benéfica para a SAF Botafogo. Em suma, John Textor trouxe um treinador especialista em desenvolver seus times para o futuro. Não foi uma escolha aleatória. Portanto, interromper o trabalho de Luís Castro neste momento não seria coerente com o que a SAF Botafogo quer, que é o sucesso do clube a longo prazo.

Castro pode não ser o treinador que vai conquistar tudo com o Botafogo. Porém, John Textor o contratou para pavimentar o caminho para as vitórias. Em resumo, o trabalho de Luís Castro não é de um treinador comum. Já que, nos projetos mais vitoriosos de SAF’s, o técnico é mais do que o cara que vai organizar o time em campo. E é isto que o Botafogo busca: mais do que um técnico, um gestor do futebol do Botafogo.

Com certeza, o torcedor brasileiro não está acostumado com a gestão de SAF, de clube-empresa. Portanto, existe muito a mentalidade de “se não está dando certo, troca”. Que é colocada na cabeça do torcedor por dirigentes de clubes tradicionais, com o objetivo de lhes dar uma tranquilidade momentânea. Mas este tipo de mentalidade não faz sentido numa gestão de clube-empresa. Mesmo assim, existe a necessidade de Luís Castro construir sistemas táticos para o Botafogo de agora. Coisa que ele não vem conseguindo fazer e precisará conseguir para não prejudicar o próprio projeto de futuro que tem a equipe carioca.

Em suma, demitir Luís Castro para contratar outro técnico apenas para ‘salvar’ a temporada atual do Botafogo seria retroceder no projeto que o clube carioca tem, e repetir ideias que afundaram o Botafogo nos últimos anos. Então, o torcedor do Glorioso precisa acreditar no que tem. Já que tem um elenco capaz de entregar mais do que vem entregando, assim como seu técnico. Luís Castro não é um treinador limitado, muito pelo contrário. Então, ele ainda pode entregar muito mais para o presente do Botafogo.

Foto destaque: Reprodução/Twitter/Luís Castro

Compartilhe como seus amigos:

Outras publicações de seu time: