Atlético-MG x Palmeiras: informações e curiosidades

Compartilhe com seus amigos:

Atlético-MG x Palmeiras Informações e curiosidades

Em primeiro lugar, o clube brasileiro com mais partidas na história da Copa Libertadores, o Palmeiras fará nesta quarta-feira (3) apenas o seu quarto jogo no Mineirão pela competição sul-americana.

A saber, o Palmeiras é o primeiro clube brasileiro a disputar a fase de quartas de final da Libertadores por cinco edições consecutivas. No total, o time Alviverde disputou as quartas do torneio em 10 oportunidades, passando em sete delas e sendo eliminado em três.

Assim, com dois empates e uma derrota no Mineirão, o time palmeirense conquistou duas classificações em mata-matas de Libertadores jogando em Belo Horizonte. A única vez que perdeu foi ainda durante a fase de grupos, em uma temporada em que o Verdão avançou para as oitavas de final.

No ano passado, contra o Atlético-MG, o time ficou no 0 x 0 no Allianz Parque e 1 x 1 no Mineirão. No entanto, o gol marcado por Dudu fora de casa contou como critério de desempate e colocou o time de Abel Ferreira na decisão.

Libertadores de 2021

De antemão, adversários na semifinal da edição passada, mas os papéis dos clubes se inverteram em comparação ao ano anterior, quando o Alvinegro chegou como líder do Brasileirão e o Alviverde dependia do sucesso no torneio continental para salvar a temporada.

Contudo, o então líder do Brasileirão, o Galo tentava o que seria uma temporada perfeita, com os títulos do Campeonato Mineiro, do Nacional, da Copa do Brasil e da Libertadores

No entanto, após os empates em 0 x 0, no Allianz Parque, e 1 x 1, no Mineirão, o clube paulista avançou à decisão diante do Flamengo, em Montevidéu (URU). Assim, conquistou o título.

Nos confrontos que aconteceram no fim de setembro de 2021, o Palmeiras chegou com o técnico Abel Ferreira pressionado no cargo. Isso porque, o time tinha sido eliminado precocemente na Copa do Brasil pelo CRB, de Alagoas, e já distante do Galo na disputa pelo título do Brasileirão, isto é, estava oito pontos atrás.

No entanto, o Alviverde avançou na Libertadores e conquistou o tri, sendo o bicampeonato em sequência, no fim de novembro.

Atlético-MG x Palmeiras em 2022

Em 2022, o Atlético chegou como favorito aos principais títulos, mas o desempenho ruim dentro de campo não justificou a expectativa criada em torno do clube mineiro. Tanto que o Galo já foi eliminado na Copa do Brasil. Além disso, permitiu ao Palmeiras abrir dez pontos de vantagem no Campeonato Brasileiro.

Nesse sentido, o clube demitiu o técnico Turco Mohamed. Assim, Cuca foi chamado de volta para tentar salvar a temporada Alvinegra e conquistar a taça faltou em 2021.

“Temos a obrigação de lutar com eles e passar para a próxima fase de Libertadores. É o nosso sonho, da torcida, da diretoria, dos jogadores e meu, principalmente. Não ganhei ainda a Libertadores. Todo mundo sabe a responsabilidade desse jogo. Não importa que estejamos longe do Brasileirão. A gente sabe que nossa responsabilidade é passar”, comentou o zagueiro Junior Alonso.

Palmeiras na Libertadores 2022

Durante a atual fase de grupos, o Palmeiras usou a experiência na Libertadores de 2021 para reforçar o objetivo de terminar com a melhor campanha geral e ter a possibilidade de decidir em casa contra qualquer adversário.

No Grupo A, o Verdão avançou com 100% de aproveitamento, recorde de gols marcados e o melhor desempenho da história do torneio.

Assim, o Campeão da Libertadores de 2020 e 2021, o Verdão busca fazer mais história na competição sul-americana. Em caso de título, será o único brasileiro tricampeão seguido e com quatro conquistas na história do torneio.

Palmeiras venceu quatro dos cinco duelos eliminatórios contra o Atlético-MG

Desde já, o Verdão saiu vencedor em quatro dos cinco duelos eliminatórios disputados contra o Atlético-MG ao longo da história. Dessa forma, levou a melhor em 1996, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, em 2000 na semifinal da Copa Mercosul, em 2010 pelas quartas da Copa Sul-Americana e em 2021 pela semifinal da Libertadores e foi superado em 2014 pelas oitavas da Copa do Brasil.

Recorde de vitórias consecutivas

O Palmeiras pode atingir a 10ª vitória consecutiva na Libertadores. Sendo assim, ao vencer as nove últimas partidas, o Verdão superou o antigo recorde da competição, que pertencia ao Peñarol de 1966, ao Estudiantes de 1968 a 1970, ao Cruzeiro de 1976, ao Vasco de 2001 e ao Santos de 2007, todos com oito triunfos seguidos.

O Verdão também ostenta o melhor índice de vitórias entre os clubes mais vencedores da história do torneio, isto é, 57,34% (125 em 218 jogos) contra 57,29% do Cruzeiro (95 em 166 jogos), 2º colocado.

Clubes com mais vitórias na Libertadores

1º – River Plate: 186 vitórias em 381 jogos (48,82%)
2º – Nacional: 172 vitórias em 407 jogos (42,26%)
3º – Peñarol: 166 vitórias em 375 jogos (44,27%)
4º – Boca Juniors: 165 vitórias em 316 jogos (52,21%)
5º – Olimpia: 129 vitórias em 332 jogos (38,85%)
6º – Palmeiras: 125 vitórias em 218 jogos (57,34%)
7º – Cerro Porteño: 118 vitórias em 325 jogos (36,31%)
8º – Grêmio: 108 vitórias em 207 jogos (52,17%)
9º – Colo-Colo: 97 vitórias em 247 jogos (39,27%)
10º – São Paulo: 96 vitórias em 199 jogos (48,24%)

Ficha Técnica do confronto da Libertadores 2022

Atlético-MG x Palmeiras

  • Torneio: Jogo de ida das quartas de final da Libertadores
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
  • Data e horário: 3 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
  • Transmissão: ESPN
  • Árbitro: Facundo Tello (ARG)
  • Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
  • VAR: Thiago Juan Lara (CHI)

O Atlético-MG e o Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (3), às 21h30 (horário de Brasília), no Mineirão, pelo jogo de ida das quartas de final. A volta está marcada para o Allianz Parque, no dia 10, também às 21h30 (horário de Brasília).

Por fim, o time que se classificar enfrenta o vencedor do confronto entre Estudiantes e Athletico-PR. Nesta edição da Libertadores, o gol fora de casa não é considerado critério de desempate.

Foto destaque: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras

Compartilhe como seus amigos:

Outras publicações de seu time: