A princípio, um dos protagonistas do Palmeiras nesta temporada, Gustavo Scarpa pode assinar um pré-contrato e garantir sua saída para com qualquer outra equipe, sem nenhuma compensação financeira ao Verdão, a partir desta sexta-feira (1).
Porém, mesmo com a procura recente de clubes da Europa, como o Olympiacos, da Grécia e Nottingham Forest, da Inglaterra, times recém promovidos para a divisão principal da Premier League.
Contudo, os dirigentes do Palmeiras conseguiram segurar o atleta neste momento da temporada, como também conseguiram que ele não force a saída nesta janela de meio do ano. Entretanto, a não ser que seja uma proposta irrecusável para o jogador e ao clube.
Nesse sentido, a diretoria palmeirense decidiu priorizar o lado esportivo e abriu mão de um ganho financeiro para ter o jogador em seu plantel até o fim do ano.
Scarpa é peça fundamental no Palmeiras
Além disso, Abel Ferreira o considera ‘indispensável’ na busca da Copa Libertadores, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Em síntese, a presidente Leila Ferreira ouviu essa definição do próprio treinador.
O treinador português sabe da importância do meio-campista e analisou a situação de momento.
“Sobre o Scarpa, para haver uma renovação ou contratação, isso em qualquer time, é preciso quatro aspectos: que o clube queira, que o jogador queira, que o empresário do jogador queira e que a família do jogador queira. O Scarpa teve uma conversa com o clube e foi muito claro com o clube,” revelou o técnico.
No entanto, manter o meia no clube será difícil, visto que o atleta já manifestou desejo de atuar na Europa. Mas sua permanência no time alviverde para a próxima temporada não está descartada.
“Eu falei recentemente sobre isso, mas não decidimos nada ainda, já conversei com o pessoal aqui, estamos tentando entrar em um acordo e vamos ver no que dá. É o meu sonho [jogar na Europa], eu falei isso em umas duas entrevistas e depois de um tempo, o pessoal começou a soltar umas falas antigas e começaram a encher o saco”, disse Scarpa, em entrevista à TV Band.
Inegavelmente, a decisão da permanência tem se mostrado acertada também pelos jogos recentes. Em síntese, o meia titular marcou seis vezes e deu seis assistências nas últimas dez partidas do Palmeiras. Além disso, Scarpa vem se especializando em decidir partidas no time.
Scarpa brilha no time alviverde
Em suma, o meia-campista vem de uma sequência de 14 partidas consecutivas atuando desde o início.
Assim, considerando também quando entrou durante os confrontos, são 18 participações seguidas na equipe, sendo que a última ausência foi no clássico contra o Corinthians, em 23 de abril.
Sobretudo, em 2022, Scarpa foi utilizado por Abel Ferreira em 34 jogos, sendo 29 como titular. Aliás, ele tem 20 participações em gol na temporada, com oito gols marcados e 12 assistências.
Trajetória do meia no Verdão
Em primeiro lugar, Scarpa chegou ao Palmeiras em 2018 depois de uma batalha judicial com o Fluminense. Até o momento foram 204 jogos, 37 gols e 44 assistências.
Ao todo, sete títulos foram conquistados:
- Campeonato Brasileiro (2018)
- Copa Libertadores (2020 e 2021)
- Campeonato Paulista (2020 e 2022)
- Copa do Brasil (2020)
- Recopa Sul-Americana (2022).
Por fim, o Palmeiras deve mesmo perder um dos seus principais jogadores no final do ano. O alviverde já fez contra proposta bem interessante, mas mesmo assim não atraiu a atenção do atleta.
Foto destaque: Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras
Sou fascinada pela escrita desde pequena, tenho ânsia por conhecimento e sede de informação, além da ambição em me tornar uma profissional de referência no futuro, mesmo com uma recém carreira em Jornalismo.