Com quatro rodadas de Brasileirão 2022, já conseguimos observar uma tendência dos times do estado de São Paulo: eles vão brigar pelo título e haverá mais de um deles no G4.
Santos, Corinthians, Palmeiras e Bragantino tiveram um ótimo início e estão todos no top#10 por enquanto.
O São Paulo está fora dessa, mas tem um jogo a menos na tabela. Se ganhar, estará entre os 10 melhores também.
Será que em 2022 teremos uma hegemonia dos clubes de São Paulo no Brasileirão?
Conteúdo
Como está o Campeonato Brasileiro até a quarta rodada?

A maioria dos clubes que teve bom desempenho nos seus campeonatos regionais, está mantendo os bons resultados no Brasileirão também:
Palmeiras, Atlético Mineiro, América Mineiro, Bragantino, Corinthians, Coritiba, Cuiabá…
Temos alguns que estavam sendo duramente criticados, mas mostraram alguma evolução:
Avaí, Internacional e Santos, por exemplo.
Mas Atlético Goianiense, Fortaleza, Fluminense, Ceará e Flamengo estão decepcionando neste início.
Pode ser porque os clubes estão poupando jogadores para as competições internacionais? Pode sim, e inclusive é muito provavelmente por isso. Mas o fato é que esperávamos um início melhor dessas equipes, mesmo com as competições extras.
Por fim, temos o G4 formado por Corinthians, Bragantino, Atlético Mineiro e Santos, que tem um jogo a menos. 3 dos 4 times do G4 são do estado de São Paulo por enquanto.
É um ótimo início e uma demonstração da força do estado.
Bragantino
Com o segundo melhor ataque da competição, o Bragantino vem mantendo uma média de 2 gols feitos por jogo.
Ytalo é o jogador que mais marcou pelo clube (2 gols) isolado. Ele não está entre os artilheiros do campeonato, mas isso mostra a força do Bragantino como conjunto, pois não depende de um único jogador para decidir.
É um time que não joga retendo a posse de bola, mas que tem um contra-ataque muito rápido através de trocas de passes objetivas.
Contra o Ceará, o clube teve várias oportunidades nos 15 minutos finais para fazer gols explorando esses contra-ataques, mas pecou em ampliar. Ainda assim, fechou o jogo com vitória por 1×0.
Corinthians
Liderando o campeonato, o Timão está deixando a torcida sonhar. Até agora, quando jogou pelo Brasileirão com a maior parte do time titular, ganhou. Teve uma derrota feia contra o rival, Palmeiras, por 3×0, mas está de volta no topo da tabela.
Roger Guedes é o grande nome do ataque, com 3 gols marcados e briga pela artilharia.
O Corinthians é um time que joga retendo a posse de bola e tem tentado sair jogando com trocas de passes desde a defesa. Porém, ainda não aprimorou a técnica e quase entregou um gol gratuito no jogo contra o Fortaleza.
Seu último jogo não foi o mais convincente, mas ainda assim colocou os 3 pontos na tabela. O goleiro Cássio teve destaque, com muitas defesas importantes no primeiro tempo.
Santos
Depois de uma eliminação cedo no Campeonato Paulista, o torcedor duvidava muito do que o Santos poderia oferecer no Brasileirão. No entanto, os resultados vieram e mesmo com um jogo a menos o Santos se encontra no G4. Hoje, contra o São Paulo, o Santos pode assumir a liderança do campeonato.
Entre todos os times de São Paulo, o Santos é o que menos retém o posse de bola: até agora, em nenhum jogo a média de posse de bola ficou acima dos 40%.
Podemos dizer que a estratégia está sendo manter a defesa sólida e eficiente e apostar tudo nos contra-ataques. Vinícius Zanocelo balançou as redes 2 vezes e é o maior goleador do time no Brasileirão por enquanto.
Palmeiras
Cotado como o grande favorito do estado de São Paulo ao título, o Palmeiras ocupa a décima posição, mas já goleou o líder por 3×0 e seu desempenho tem sido elogiado internacionalmente.
Porém, em gramado nacional, ainda não mostrou para o que veio desde o início do Brasileirão: derrota para o Ceará em casa e empate contra o Goiás são alguns dos resultados que não permitem o Palmeiras estar entre os melhores nesse início.
Em alguns jogos foi capaz de dominar o meio de campo e reter a posse de bola, mas em outros não. Vamos esperar e ver se o favoritismo se paga a longo prazo.
São Paulo
Faça sol ou chuva, gol não falta nos jogos do São Paulo. O clube, mesmo com um jogo a menos, tem uma das médias mais altas de gols ocorridos por partida. Isto quer dizer que o ataque está fazendo sua parte, mas a defesa…
De qualquer forma, no clássico contra o Santos, hoje a noite, o São Paulo tem a chance de entrar no G8. Calleri é o grande nome do ataque e é o artilheiro do campeonato, junto de Léo Gamalho, do Coritiba.
Até agora, com uma campanha inconstante (1 vitória, 1 derrota e 1 empate), não dá para afirmar muito sobre como o São Paulo está jogando pelo Brasileirão 2022.
Sua principal característica tem sido o alto número de finalizações, mesmo quando não tem a vantagem na média de posse de bola. No entanto, contra o Flamengo… Melhor esquecer esse jogo.
Conclusão
Se o São Paulo vencer o Santos, tira o Palmeiras do top#10, mas mantém 4 times paulistas entre as melhores colocações do Brasileirão 2022. Além disso, são 3 times paulistas no G4.
Aparentemente, teremos uma hegemonia do estado de São Paulo nesta edição do torneio.

Copywriter e criador de conteúdo. Estudante de letras, apaixonado por esportes, e-sports e quaisquer atividades competitivas.