Primeiramente, a vitória sobre o Cerro Porteño por 5 x 0, na noite desta última quarta-feira (6), fez o Palmeiras quebrar mais recordes, o que parece ter se tornado rotina, na atual edição da Libertadores da América.
Portanto, a vitória sobre o Cerro garantiu o Verdão nas quartas de final para enfrentar o Atlético-MG. Por ter melhor campanha, o Palmeiras decide a vaga na semifinal no Allianz Parque, em São Paulo. Dessa forma, os jogos serão nas semanas dos dias 3 e 10 de agosto.
A saber, o Palmeiras tornou-se o único time brasileiro a disputar as quartas de final da Libertadores por cinco anos consecutivos.
De antemão, o Verdão vem em uma sequência de sete participações seguidas na competição internacional. Assim, depois de ser eliminado na fase de grupos em 2016 e nas oitavas de final de 2017,o time chega às quartas de final desde 2018.
Nesse sentido, na edição que deu início a esta sequência, o alviverde caiu na semifinal, para o Boca Juniors, já em 2019 foi eliminado pelo Grêmio nas quartas.
No ano seguinte, foi o ano do clube alviverde avançar até a decisão e voltar a conquistar a América, ao vencer o Santos por 1 x 0 na final disputada no Maracanã. O feito se repetiu em 2021, quando o time de Abel Ferreira faturou o bicampeonato em cima do Flamengo, no Uruguai.
De acordo com o Espião Estatístico, do portal Globo Esporte, o Grêmio tinha a mesma série atual do Verdão e também jogou a fase quatro vezes consecutivas, em duas oportunidades, ou seja, em 1995, 1996, 1997 e 1998 e depois em 2017, 2018, 2019 e 2020.
Marcas históricas do Palmeiras na Libertadores
Na atual edição do torneio, o Palmeiras segue firme, agora em busca do terceiro título consecutivo, ou seja, o quarto na sua história. Sendo assim, o desempenho da equipe tem ampliado o número de marcas históricas do clube.
Além de manter o 100% de aproveitamento na atual edição da competição, a goleada sobre o Cerro Porteño fez o time chegar a nove vitórias seguidas na Libertadores e estabelecer um novo recorde.
A equipe vive também a maior série invicta de sua história na competição, chegando ao 16º jogo sem derrotas. O recorde geral é do Atlético-MG, que tem 18. Dessa maneira, o Palmeiras está a dois jogos de se tornar o time com maior invencibilidade da Libertadores.
O Galo, aliás, será o adversário do Palmeiras na briga por uma vaga na semifinal da competição. Portanto, caso não seja derrotado nos dois jogos, o alviverde iguala a série invicta do rival e tem chance de avançar de fase.
Quantas Libertadores o Palmeiras tem?
Em suma, somando as duas últimas edições, o Palmeiras conquistou a Libertadores três vezes. A primeira taça foi levantada em 1999, contra o Deportivo Cali, quando Felipão era o treinador.
O Palmeiras é o time brasileiro com melhor histórico na Libertadores. Além de ser o clube que mais disputou, tendo 22 participações, é um dos que tem mais finais.
Palmeiras na Libertadores desde 1960
- 22 participações
- 6 finais disputadas (juntamente com o São Paulo)
- 3 títulos (ao lado de Santos, São Paulo e Grêmio)

Sou fascinada pela escrita desde pequena, tenho ânsia por conhecimento e sede de informação, além da ambição em me tornar uma profissional de referência no futuro, mesmo com uma recém carreira em Jornalismo.