Primeiramente, a fase de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, reúne seis clubes brasileiros em meio a oito duelos, começam hoje (5) e deixa os torcedores, entre outras sensações, com a velha preocupação envolvendo a arbitragem.
Portanto, a Conmebol definiu, que Patricio Loustau, ou, simplesmente, Pato, como costuma ser chamado no meio da arbitragem, será o responsável por apitar a partida de volta das oitavas de final da Libertadores entre Palmeiras e Cerro Porteño, que acontece nesta quarta-feira (6), às 19h15 (horário de Brasília), no Allianz Parque.
Patricio Loustau é filho de Juan Carlos Loustau, um dos melhores árbitros argentinos da história. “Loustau pai” apitou a Copa de 1990 na Itália, mas ficou conhecido no Brasil por ter apitado a conquista do Mundial de Clubes pelo São Paulo de Telê contra o Barcelona de Cruyff em 1992.
Duelos de expressividade no currículo
Em primeiro lugar, o argentino de 47 anos comandará seu sétimo jogo com o Verdão em campo, sendo seis pela Libertadores e um pela Copa Sul-Americana.
Em síntese, o retrospecto do árbitro é favorável ao Alviverde e conta com quatro vitórias, um empate e uma derrota do time, ou seja, garante um aproveitamento aproximado de 72%.
Neste sentido, Loustau esteve à frente de um dos jogos mais importantes da história do Palmeiras, a final da Libertadores de 2020, quando a equipe de Abel Ferreira derrotou o Santos por 1 x 0 no Maracanã, com gol de Breno Lopes nos minutos finais.
Em seguida, na edição de 2021, o argentino apitou o tenso empate em 0 x 0 entre Palmeiras e Atlético-MG no Allianz Parque, pelo jogo de ida da semifinal daquela temporada. Em resumo, o atacante Hulk desperdiçou um pênalti decisivo, acertando a trave de Weverton.
Logo, em 2022, Loustau foi escalado para apitar Emelec e Palmeiras, no Equador, pela fase de grupos. A partida terminou em vitória do Verdão por 3 x 1, com gols marcados por Rony, Gabriel Veron e Breno Lopes.
Por fim, para o duelo contra o Cerro, tal qual o árbitro principal, os assistentes também são argentinos; Juan Belatti e Facundo Rodríguez completam a equipe. Por sua vez, na sala do VAR, está o argentino Germán Delfino.
Veja mais informações sobre o jogo
Palmeiras x Cerro Porteño
- Oitavas de Final – Copa Libertadores da América
- Data e horário: Quarta-feira, dia 6 de Junho de 2022, às 19h15
- Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
- Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
- VAR: German Delfino (ARG)
- Onde assistir: Conmebol TV
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Gabriel Menino, Danilo e Gustavo Scarpa; Dudu, Veiga e Rafael Navarro. Técnico: Abel Ferreira.
Desfalques: Gabriel Veron (recuperação após um corte no pé direito) e Jailson (recuperação de uma lesão no joelho direito)
Cerro Porteño: Jean; Benítez, Riveros, Delvalle e Alan Rodríguez; Carrascal, Piris da Mota, Giménez e Espínola; Samudio e Aquino. Técnico: Francisco Arce.
Desfalques: Carrizo (problemas familiares), Ángel Cardoso (problemas musculares), Romero (cortado) e Alexis Duarte (gripe).
Situação no jogo de volta
A saber, o Verdão venceu o jogo de ida, fora de casa, por 3 x 0. Decerto, o Verdão tenta assegurar a classificação e o favoritismo, enquanto o time paraguaio sonha com uma virada.
Com a vitória, o Palmeiras dá um grande passo para ir às quartas de final da Libertadores. Por outro lado, o Cerro Porteño vai precisar de uma vitória por no mínimo 4 x 0 no Allianz Parque para se classificar diretamente ou uma vitória por três gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis.
Neste sentido, o vencedor do confronto entre Palmeiras e Cerro Porteño enfrenta quem passar do duelo entre Atlético-MG e Emelec, do Equador.
Foto destaque: Divulgação/Juan Mabromata/AFP

Sou fascinada pela escrita desde pequena, tenho ânsia por conhecimento e sede de informação, além da ambição em me tornar uma profissional de referência no futuro, mesmo com uma recém carreira em Jornalismo.