Em duelo válido pela 2ª rodada do Grupo H, Portugal venceu o Uruguai, pelo placar de 2 x 0, e carimbou vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. A saber, Bruno Fernandes foi o nome e destaque do jogo, ao marcar os dois gols do triunfo português, no Lusail Stadium. Em suma, confira os melhores momentos do confronto.
Conteúdo
Confira os melhores momentos de Portugal x Uruguai
https://www.youtube.com/watch?v=TZQGbVpgTJc
1º tempo: Jogo disputado, mas equipes não balançam as redes
A partida começou bastante movimentada e as duas seleções tiveram chances no campo de ataque. Apesar de o jogo ficar truncado e Uruguai cometer algumas faltas, Portugal permaneceu mais com a posse de bola e levou perigo à defesa Celeste. Logo, Nuno Mendes teve ótima oportunidade em lance de voleio. Além dele, Bruno Fernandez arriscou chute de fora da área, mas direto pela linha de fundo. Por sua vez, o Uruguai apostou em jogadas de contra-ataque e bola parada para chegar à defesa portuguesa. Assim sendo, Giménez cabeceou por cima do travessão, após cobrança de escanteio.
A grande oportunidade uruguaia aconteceu em lance individual de Bentancur, que arrancou pela intermediária, se livrou de três marcadores, mas acabou chutando em cima do arqueiro e desperdiçou a chance de abrir o placar. Apesar do duelo bastante disputado, as equipes não sairam do 0 x 0. Portugal demonstrou mais poder ofensivo, finalizou oito vezes, enquanto o Uruguai somente três. Já o que chamou atenção na seleção Celeste foi o número de faltas cometidas: dez.
2º tempo: Portugal domina e crava classificação
No retorno para os 45 minutos finais, Portugal permaneceu com a pressão sobre os adversários e teve grande lance com Bernardo Silva que, após avançar em velocidade, tocou para João Félix que chutou com perigo, mas pela linha de fundo. Nçao demorou para os portugueses abrirem 0o placar. Assim sendo, marcados oito minutos no relógio, Bruno Fernandes cruzou na área e a bola seguiu direto para o fundo das redes, sem chances de defesa.
Após Portugal abrir o placar, o jogo ficou muito mais movimentado e o Uruguai possuiu mais posse de bola para articular as jogadas. A principal chance dos uruguaios foi em lance de bola na trave. Na sequência, Suárez também perdeu um “gol feito”, ao finalizar na rede pelo lado de fora.
Contudo, aos 44 minutos de jogo, foi assinalado pênalti para Portugal. Após revisão do VAR, foi apontada a irregularidade com toque de mão na bola de Giménez. Assim sendo, na cobrança, novamente Bruno Fernandes colocou a bola no fundo das redes e ampliou a vantagem dos mandantes. Já nos acréscimos, o camisa 8 quase deixou o seu hat-trick, mas mandou a bola na trave.
https://twitter.com/selecaoportugal/status/1597334223341293568
Próximos jogos – Portugal x Uruguai
Como resultado, Portugal soma seis pontos e assume liderança do Grupo H. Na sequência, na 3ª rodada, os portugueses encaram a Coreia do Sul. O duelo será disputado na sexta-feira (2), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação. Por sua vez, o Uruguai é o lanterna da chave, com um ponto. E precisará vencer a qualquer custo o próximo jogo que será contra Gana. Assim sendo, o confronto também acontece no mesmo dia e horário. Porém, a partida será no Al Janoub Stadium.
Foto destaque: REUTERS/Molly Darlington