Na noite da terça-feira (15), Binacional-PER e LDU-EQU se enfrentam no estádio Monumental David Arellano, situado em Lima, capital do Peru. A partida, válida pelo Grupo D da Copa Libertadores, começa às 21h30 (horário de Brasília). Por certo, o duelo marca o retorno das equipes à competição, que estava paralisada em virtude do avanço do novo coronavírus na América do Sul. A entrada de torcedores não será permitida, também por conta da covid-19.
BINACIONAL
4º colocado no Campeonato Peruano, o Binacional vive boa fase. Afinal, a equipe acumula o seguinte retrospecto no certame: 11 jogos, cinco vitórias, três empates e três derrotas. O mais recente triunfo aconteceu no dia 11 de setembro, contra a Universidad Huánuco por 2 x 1. Somando estes duelos, são 15 gols marcados (média de 1,36) e 13 sofridos (média 1,18). A vitória foi de suma importância, pois o time teve uma troca em seu corpo técnico: Flabio Torres saiu e Javier Arce chegou.
Sem dúvida, a grande missão de Arce é garantir a vaga do Binacional no mata-mata da Libertadores. Contudo, a tarefa não é nada fácil, tendo em vista que seus rivais são River Plate, São Paulo e LDU, todos já foram campeões da Liberta. Na partida contra o River, a equipe peruana perdeu por 8 x 0, confirmando a sua limitação técnica.
Para piorar a vida de Javier Arce e seus homens, a CONMEBOL decidiu que o Binacional deve mandar seus jogos no estádio Monumental de Lima. Ou seja, a equipe não poderá utilizar sua grande arma: o estádio Guillermo Briceño, localizado a 3.825 metros acima do nível do mar, e onde o São Paulo perdeu.
¡Vamos, Poderosos!
Nuestro equipo se encuentran listo para afrontar el reinicio de la @Libertadores. Este martes 15 de septiembre tenemos un nuevo desafio en el torneo mas importante a nivel de Sudamerica. Enfrentamos a @LDU_Oficial.#DaleBi #PorElSur #AlientaDesdeCasa
Leia mais: Santos x Olimpia 15/09: análise do jogo do peixe pela Libertadores
LDU
Por sua vez, a tradicional LDU, campeã da Libertadores em 2008, é a atual vice-líder do Campeonato Equatoriano. Com cinco vitórias em sete jogos após o retorno do torneio, a equipe soma 28 pontos. Além disso, acumula 21 gols pró (média de 1,75) e 12 gols contra (média de 1,0). Na Copa Libertadores, o time possui um retrospecto equilibrado, mas não positivo. Afinal, foi uma derrota, diante do São Paulo, 3 x 0, e uma vitória, 3 x 0 contra o River Plate, que naquela ocasião utilizou um elenco misto entre reservas e titulares.
Todavia, a LDU enfrenta sérios problemas financeiros, em virtude da quarentena. Antonio Valencia, ex-Manchester United e o grande nome do futebol equatoriano nos últimos anos, foi dispensado. A diretoria demitiu o lateral-direito de 35 anos para diminuir a sua folha salarial. Vale destacar que Valencia era um dos jogadores mais caros do elenco.
Seguridad con el balón, clave en la recuperación y enorme criterio para pasar y salir jugando. Así fue el partido de Lucas Villarruel en el #LDUvsGYC por lo que fue elegido por la hinchada alba como el jugador @DiscoverECU
Leia mais: Expulso contra o Marselha, Neymar afirma ter sofrido racismo e dispara: “Eu não te respeito”
APOSTA INDICADA
Ambas as equipes vivem situações confortáveis em seus respectivos campeonatos locais. O Binacional está em 4º lugar, enquanto a LDU é vice-líder e está empatada com o Independiente del Valle em número de pontos, 28 no total. Na Copa Libertadores, tanto equatorianos quanto peruanos também possuem retrospectos parecidos, uma vitória e uma derrota. Mas dessa vez, o Binacional não poderá utilizar a altitude de Juliaca como artifício para desequilibrar seus adversários. Assim, a aposta indicada é vitória da LDU. Caso tal resultado se concretize, a Bet365 paga 1.53.
Odds: 1 (6.50) x (3.80) 2 (1,53)
Foto destaque: Arte/ ShaftScore
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.