A manhã dos diretores do Avaí começou turbulenta com protestos da torcida organizada, indignada com os resultados recentes do clube.
Aos fogos e batidas na porta de entrada, a coletiva que acontecia na Ressacada, estádio do Avaí, foi interrompida.
Era impossível continuar a entrevista devido ao alto barulho que inibia as vozes dos jornalistas e dirigentes do clube. Sem contar a ameaça que os torcedores descontrolados apresentaram.
Entenda o que está acontecendo com o Avaí na íntegra.
Conteúdo
Situação do Avaí
Em 2021, o Avaí foi campeão do campeonato catarinense superando a equipe com melhor resultado na fase de pontos corridos do campeonato, Chapecoense, na grande final.
Além disso, o clube catarinense se classificou para a Série A, tendo ficado em quarto lugar no Campeonato Brasileiro Série B de 2021.
Em geral, os resultados do ano passado foram ótimos para o clube, e haviam boas expectativas para 2022. O que nos faz questionar: são justificados todos esses protestos no Avaí?
“Justificado” é uma palavra muito forte, mas a situação está complicada para o clube catarinense em 2022, de verdade.
Na Recopa Catarinense, perdeu para o Figueirense; na Copa do Brasil, foi eliminado na segunda fase pelo Ceilândia, de Brasília; no Campeonato Catarinense deste ano, foi eliminado nas quartas de final pelo Brusque.
Todos esses acontecimentos em menos de um mês: desde o dia 26 de fevereiro, o Avaí perdeu a vaga em 3 competições seguidamente.
Como foram os protestos no estádio do Avaí?
No dia 19 de março de 2022, o Avaí foi eliminado pelo Brusque nas quartas de final do Catarinense. O torcedor ficou muito descontente com o resultado inesperado e foi guardando mágoas desde então.
No futebol, sabemos, o fanatismo é grande e tem sempre consequências pesadas, sejam elas boas ou ruins. No caso, os protestos no estádio do Avaí culminaram na manhã do dia 24/03, durante uma coletiva de imprensa.
Os protestos foram violentos: fogos de artifício lançados bem ao lado da porta de acesso, muitos socos e tapas nas portas para incomodar, além de gritos descontentes.
De dentro, não dava para saber ao certo se eram apenas fogos de artifício, ou algo pior. Tanto pela impossibilidade de gravar a coletiva quanto pelos riscos aos presentes, o Avaí cancelou as entrevistas.
A transmissão da coletiva teve de ser interrompida para preservar a integridade física dos presentes. Assim que for possível, retornaremos com a entrevista. Pedimos desculpas.#TimedaRaça
— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) March 24, 2022
Porém, tudo foi retomado alguns minutos depois, indicando que nada mais grave aconteceu.
Expectativas para o Avaí em 2022: O que está acontecendo com os times do sul?
Antes mesmo das derrotas nos campeonatos regionais, a expectativa de permanência do Avaí na série A do campeonato brasileiro era baixa: os times catarinenses não vivem seu melhor momento, e tendo se classificado em quarto – ou seja, tendo pego a última vaga para o Brasileirão Série A, não tinha como haver esperança em uma campanha brilhante.
Por isso, a expectativa estava toda nos regionais para o Leão da Ilha, que acabou decepcionando. Com isso, as chances do Avaí ter um ano completamente apagado são imensas.
Além do Avaí, o Internacional e o Juventude vivem momentos muito ruins e muitos especialistas comentam sobre possível rebaixamento das duas equipes, principalmente para o verdinho de Caxias do Sul.
Já o Atlético Paranaense perdeu em casa para o rival Coritiba nas semifinais e pode ficar de fora da grande final. Além disso, na fase de pontos corridos, o Operário foi o time de melhor campanha.
Fica o alerta para os times do sul: o que está acontecendo?
Para quem pratica apostas esportivas e não tem apegação emocional pelos clubes de lá, vale a pena ficar de olho nos prognósticos quando o Brasileirão estiver prestes a começar, porque há grandes chances dos times do Sul terem um começo lento no Brasileirão.
Conclusão
O Avaí vive um dos piores inícios de temporada de sua história recente. O resultado disso é uma exaltação extrema dos torcedores, que interromperam uma coletiva aos fogos e pancadas nas portas do estádio.
Além do Avaí, vários outros clubes do Sul passam por momentos difíceis, e há baixa expectativa neles, pelo menos para o início do Campeonato Brasileiro.

Copywriter e criador de conteúdo. Estudante de letras, apaixonado por esportes, e-sports e quaisquer atividades competitivas.