Nesta quarta-feira (10), o Santos acertou a transferência do Léo Baptistão para o Almería da primeira divisão da Espanha. O jogador se despediu dos companheiros no CT Rei Pelé.
“O Baptistão é um exemplo para todos os atletas. Aceitou o desafio de vir para o Santos na última temporada, sempre demonstrando muita vontade e amor por essa camisa. Só temos que agradecer por todo o período em que esteve aqui e agora desejamos muita sorte para ele nesse novo desafio. E que retorne um dia para jogar mais uma vez no clube do coração”, afirmou o presidente Andres Rueda.
Vale lembrar que o atleta atuou na Espanha entre 2008 e 2019, pelos clubes: Rayo Vallecano, Atlético de Madri, Real Beits e Espanyol.
Léo Baptistão: carreira
Em primeiro lugar, o jogador de 29 anos, é natural de Santos e o primeiro time a jogar, foi na Portuguesa Santista junto com Neymar. Do mesmo modo, com apenas 16 anos ele se mudou para a Espanha, onde se juntou às categorias de base do Rayo Vallecano. No entanto, após contrair hepatite e passar um tempo no Brasil para tratamento, na volta foi emprestado ao San Fernando de Henares, entre 2010 a 2011. A Real Federação Espanhola de Futebol o impediu de retornar ao seu clube anterior.
Em agosto de 2012, fez finalmente sua estreia pelo time principal do Rayo Vallecano. Baptistão rapidamente ganhou destaque na equipe e tornou-se a primeira opção do treinador Paco Jémez. Já no inicio de 2013, recebeu sondagens de Liverpool, Manchester United, o Queens Park Rangers, Leeds United e Brighton, no entanto nenhuma delas se concretizaram. Em junho do mesmo ano, fechou contrato com o Atlético de Madrid por cinco anos.
“Hoje se realiza um sonho. Tenho muito vontade de começar. Eu ouvi os rumores e agora só penso em jogar pelo Atlético de Madri. Só penso em trabalhar e ganhar meu lugar no Atlético. Eu não penso na pressão de jogar aqui, eu vim aqui para aprender, porque há jogadores e um treinador muito bom.” declarou o meia-atacante no dia da apresentação ao clube.
Contudo, em janeiro de 2014, foi emprestado ao Betis até o final da temporada. Depois, voltou para o Rayo Vallecano também emprestado, onde ficou até 2015. Nos anos seguintes, passou também pelo Villareal e foi contratado pelo Espanyol, onde ficou até 2019. Por fim, foi para o Wuhan Zall, na China onde jogou até 2021, quando foi contratado pelo Peixe. Pelo Santos, Léo Baptistão atuou em 38 partidas, com sete gols marcados e três assistências.
Títulos
Em suma, até o momento, o jogador tem uma conquista na carreira. O troféu da La Liga, campeonato nacional da Espanha, atuando pelo Atlético de Madrid.
Próximos jogos do Santos
Dessa forma, confira os próximos confrontos do Santos na temporada. Do mesmo modo, vale lembrar que o Peixe está competindo o Campeonato Brasileiro.
América-MG x Santos
Domingo, 14 de agosto
18 h – Arena Independência
22ª rodada do Brasileirão Série A
Santos x São Paulo
Domingo – 21 de agosto
18h – Vila Belmiro
23ª rodada do Brasileirão Série A
Cuiabá x Santos
Domingo – 28 de agosto
18h – Arena Pantanal
24ª rodada do Brasileirão Série A
Foto: Divulgação/Santos FC

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: conversar e escrever sobre esporte.