O dono de 90% da SAF do Botafogo, o americano John Textor já está no Brasil. Assim, ele chegou durante a partida entre Santos x Botafogo. Inclusive, o norte-americano chegou na Vila Belmiro com a partida já em curso, já que John Textor adiantou seu voo de última hora para acompanhar o clube carioca. Contudo, não ficou claro se é apenas uma ‘visita de rotina’ ou se os compromissos de John Textor no nosso país vão além disso.
Conteúdo
O itinerário de John Textor no Brasil
Antes de mais nada, vale ressaltar que John Textor iria chegar no Brasil apenas nesta quinta-feira (21). Contudo, graças a partida do Botafogo em Santos, Textor adiantou seu voo e foi de helicóptero do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, para Santos. Assim, ele chegou por volta dos 20 minutos da 1ª etapa da partida contra o Peixe. Portanto, assistiu ambos os gols que deram a derrota para o Glorioso.
LIBRA e o Botafogo
Portanto, como chegou mais cedo do que o previsto ao Brasil, John Textor poderia tirar esta quinta-feira (21) como ‘dia de folga’. Entretanto, já na próxima sexta-feira (22), começam os compromissos do investidor norte-americano. Já que John Textor comparecerá a reunião da LIBRA (Liga Brasileira de Clubes).
A saber, a LIBRA é uma organização entre diversos clubes do Brasil (Grêmio, Botafogo, Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino e Ituano) que pretende criar uma nova liga nacional, substituindo o Campeonato Brasileiro organizado pela CBF. Contudo, a LIBRA tem como oposição (pelo menos por enquanto) a LFF (Liga Forte de Futebol), formada por América-MG, Atlético-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense e Vila Nova. Todos os 40 clubes das séries A e B devem chegar a um consenso para a criação da nova liga. Todavia, não é o que vem acontecendo no momento. Do lado da LIBRA, quem comanda as negociações é a presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Já do lado da LFF, o ‘líder’ é o presidente do Athletico-PR, Mario Celso Petraglia.
O Botafogo se comprometeu com a LIBRA em maio, numa reunião que teve a presença de John Textor, Leila Pereira e Júlio Casares (presidente do São Paulo). Além deles, também estava presente o CEO do Botafogo, Jorge Braga. Na época, Textor destacou a ‘mente aberta e novas ideias’ do grupo. E a reunião desta sexta-feira (22) será a 2ª reunião que Textor participará da LIBRA.
Renovação de Matheus Nascimento
Além desta reunião, John Textor também pretende se reunir pessoalmente com os representantes de Matheus Nascimento, joia do Botafogo. Já que o contrato do atacante está perto do fim, e o clube carioca quer renovar o contrato. E John Textor está empenhado em selar este novo contrato, que está bem encaminhado. Mesmo assim, o norte-americano faz questão de se reunir com representantes e com o próprio Matheus Nascimento para ‘colocar os pingos nos is’. A expectativa é que o acordo seja selado já neste fim de semana.
Martin Ojeda e outros reforços no Botafogo
Outra questão que John Textor veio resolver pessoalmente no Brasil é a situação do meia Martin Ojeda. Em suma, o meia de 23 anos já está acertado com o Botafogo para ser mais um reforço nesta janela de transferências. Contudo, seu atual clube, o Godoy Cruz, da Argentina, quer liberar o jogador apenas no fim da janela, em Agosto. Enquanto Textor e o Botafogo querem Ojeda imediatamente. Como esta situação está paralisada, Textor vem para adiantar as coisas.
Além disso, Textor quer mexer em outras situações de transferências que estão paralisadas ou que ainda não avançaram apenas com André Mazzuco (diretor de futebol do Botafogo) e seu staff negociando. Contudo, o Botafogo guarda estes nomes em segredo, para que o assédio da imprensa não interfira nas negociações.
Outros compromissos de John Textor
Por fim, John Textor deve fazer visitas diárias nas instalações do Botafogo. Principalmente no Estádio Nilton Santos e no CT Lonier (local onde treina a equipe profissional). Para o Nilton Santos, Textor já havia anunciado uma grande reforma no vestiário do Botafogo (time da casa).
Contudo, a situação mais emergencial é do CT Lonier. Vale lembrar que esta estrutura do Botafogo já foi alvo de criticas do treinador Luis Castro, devido a sua precariedade. Por outro lado, o meia Lucas Fernandes já elogiou o gramado do CT. Assim, já começaram obras emergenciais no CT Lonier para melhoria da infraestrutura do local, e John Textor vai ao local para averiguar o andamento das obras. Contudo, segundo o próprio Textor disse em junho, as principais mudanças no centro de treinamento devem vir durante as férias do time profissional.
Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire