Uma das presenças no sorteio dos mandos de campo da final da Copa do Brasil nesta terça-feira (20), o técnico Vítor Pereira, do Corinthians, disse o que projeta para os jogos contra o Flamengo.
A princípio, o jogo de ida acontece no dia 12 de outubro na Neo Química Arena e, por fim, uma semana depois, a volta no Maracanã.
+ Final da Copa do Brasil: Corinthians decide no Maracanã
– Meu desejo é que sejam dois grandes jogos, que valorizem o futebol brasileiro, que sejam jogos competitivos, que sejam decididos de fato pelos protagonistas, que são os jogadores, e vamos à luta – disse o português.
Corinthians e Flamengo se reencontram após se enfrentarem nas quartas de final da Libertadores. Na ocasião, o Flamengo venceu por 2 x 0 em São Paulo e, no Rio, confirmou a vaga fazendo 1 x 0.
– Os dois jogos da Libertadores foram competitivos. Apesar de o Flamengo ter vencido os dois, eles foram competitivos. É chegar inteiros, ter os jogadores todos disponíveis, preparar bem os jogos tendo com base a experiência dos jogos anteriores (contra o Flamengo). Serão duas equipes que vão tentar propor o jogo, ganhar com seus argumentos, serão dois grandes jogos. Vai ser um grande espetáculo.

Ambos os times buscam o 4º título do torneio. O Timão venceu em 1995, 2002 e 2009. Já o Rubro-Negro, levantou a taça em 1991, 2006 e 2013.
+ Veja mais notícias do Corinthians
+ Relembre as finais do Timão na Copa do Brasil
A classificação do Corinthians para a fase final da Copa do Brasil, ao eliminar o Fluminense na Neo Química Arena, é a 7ª na história da competição, que teve como primeiro ano de disputa 1989.
O time alvinegro é um dos maiores campeões, com três títulos, levantados nos anos de 1995, 2002 e 2009. Veja abaixo as finais disputadas pela equipe paulista:
1995
A equipe comandada por Eduardo Amorim, venceu às duas finais da edição contra o Grêmio, de Felipão.
No Pacaembu, vitória por 2 x 1, com gols de Viola e Marcelinho Carioca, de falta. No Olímpico, 1 x 0, de novo com Marcelinho, garantindo o título nacional.

2001
O Corinthians, de Vanderlei Luxemburgo, encontrou novamente o Grêmio, desta vez comandado por Tite. A conquista, no entanto, não veio.
No Rio Grande do Sul, empate por 2 x 2, com gols alvinegros de Marcelinho e Muller. Em São Paulo, derrota por 3 x 1, com o gol solitário de Ewerton.

2002
Após um ano de sofrimento, o Timão voltou a mais uma final de Copa do Brasil, contra um azarão: o Brasiliense, do técnico Péricles Chamusca.
Com Carlos Alberto Parreira a beira do campo, o Corinthians encaminhou o título ao vencer em casa por 2 x 1, com dois gols de Deivid, e empatar por 1 x 1 no Distrito Federal. Gol marcado mais uma vez por Deivid.

2008
Em um ano de reconstrução, o Corinthians disputou e venceu a Série B do Brasileirão e por pouco não faturou a Copa do Brasil no mesmo ano.
O time de Mano Menezes perdeu a grande decisão para o Sport. No jogo de ida, vitória paulista, por 3 x 1, com gols de Dentinho, Herrera e Acosta. No entanto, na Ilha do Retiro, o único gol marcado em São Paulo foi crucial para os pernambucanos. Isso porque, os comandados de Nelsinho Baptista venceram por 2 x 0 e ficaram com o título.

2009
No ano seguinte, o Corinthians novamente chegou à final da Copa do Brasil. E, o trio veio.
Diante do Internacional de Tite, o Timão venceu no Pacaembu por 2 x 0, com gols de Ronaldo e Jorge Henrique. No Beira Rio, os paulistas abriram 2 x 0 com gols de Jorge Henrique e André Santos, mas levaram o empate na reta final. Mesmo assim, o título ficou com os comandados de Mano Menezes.

2018
Por fim, a última final foi bastante dolorosa para o torcedor alvinegro. Em um ano de má campanha no Brasileirão, o Timão chegou à decisão com o técnico Jair Ventura, mas perdeu os dois jogos da final para o Cruzeiro: 1 x 0 no Mineirão e 2 x 1 na Neo Química Arena.

Foto destaque: Reprodução / Staff Images

A sensação de poder transmitir uma sentimento à cada leitor é o que me move. Ainda assim, sou somente mais louco apaixonado por futebol, que fez da escrita e do esporte a sua vida!