Grêmio tem melhor defesa da Série B

Compartilhe com seus amigos:

Grêmio tem melhor defesa da Série B

Grêmio tem a melhor defesa do Brasileirão Série B 2022 até o presente momento, com fim da 15ª rodada o resultado do jogo do Vasco. A saber, antes o Tricolor estava empatado com o clube carioca com cinco gols tomados cada. Mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Novorizontino por 2 x 0, e pulou para sete gols levados. Assim, o Imortal assumiu a liderança nesta estatística importante para times da Série B. Portanto, veja detalhes que colocam o time treinado por Roger Machado nessa condição.

Grêmio: melhor defesa. Ataque, nem tanto.

Primeiramente, a principal causa de o Grêmio estar com a melhor defesa da Série B é que o time vem atuando na maioria dos jogos com uma linha de três zagueiros. Assim, no momento de defender, os alas (laterais Rodrigo FerreiraNicolas) compõem a primeira linha. Dessa forma, a primeira barreira gremista fica com cinco atletas. Juntando os dois volantes na cabeça de área, são sete homens prontos para recuperar a bola.

Em suma, isso tem dado certo desde o início da competição. A saber, o Grêmio tomou apenas cinco gols nessas 15 rodadas disputadas. Os clubes que conseguiram furar o “ferrolho” gremista foram: ChapecoenseGuaraniItuanoCruzeiroCSA.

Pedro Geromel é o principal líder do Grêmio
Pedro Geromel é o principal líder do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA).

Mas, mesmo sendo a melhor defesa, o Grêmio ainda está apenas na 4ª posição. “Apenas” porque o Tricolor tem a maior folha salarial da Série B, de R$13 milhões. A saber, a segunda maior folha é o Vasco, com R$3,5 milhões. Então, a torcida tem feito críticas ao time de Roger Machado for jogar de forma muito defensiva.

Dessa forma, o técnico Roger Machado deixou o esquema de três zagueiros de lado na última partida contra o Londrina na intenção de melhorar o ataque. O que agradou muito o torcedor nas arquibancadas da arena. Mas o Tricolor ainda continua mal no quesito de mandar a bola para a rede. É apenas o 12º melhor ataque com 13 gols anotados, atrás de times como TombenseSampaio Corrêa, que têm investimentos muito menores.

Zagueiros que vem atuando

Bruno Alves tem sido importante no Grêmio
Bruno Alves tem sido importante no Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA).

De fato, os conceitos do futebol mudaram um pouco. A saber, hoje o sucesso defensivo é compartilhado pelo time todo. Em suma, os treinadores costumam dizer que o “sistema defensivo” são os 11 em campo.

Mas é importante destacar a atuação dos zagueiros, principais jogadores dessa engrenagem que impede o Grêmio de tomar gol em 10 dos 15 jogos até aqui. Primeiramente o ídolo e capitão Pedro Geromel, que tem sido o principal nome até aqui. Mas seu parceiro que mais jogou com ele até aqui foi o ex-São Paulo Bruno Alves, que ajuda a dar uma segurança na retaguarda tricolor.

Por fim, o jovem Rodrigues, de 24 anos, aparece como um dos grandes nomes entre esses grandes veteranos da zaga do Grêmio. Mas não é só ele o único garoto que recebe chances de Roger Machado. A saber, Natã de apenas 21 anos também compôs o trio de zaga algumas vezes e agradou a torcida.

Foto destaque: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Compartilhe como seus amigos:

Outras publicações de seu time: