O Grêmio tem a melhor defesa do Brasileirão Série B 2022 até o presente momento, com fim da 15ª rodada o resultado do jogo do Vasco. A saber, antes o Tricolor estava empatado com o clube carioca com cinco gols tomados cada. Mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Novorizontino por 2 x 0, e pulou para sete gols levados. Assim, o Imortal assumiu a liderança nesta estatística importante para times da Série B. Portanto, veja detalhes que colocam o time treinado por Roger Machado nessa condição.
Grêmio: melhor defesa. Ataque, nem tanto.
Primeiramente, a principal causa de o Grêmio estar com a melhor defesa da Série B é que o time vem atuando na maioria dos jogos com uma linha de três zagueiros. Assim, no momento de defender, os alas (laterais Rodrigo Ferreira e Nicolas) compõem a primeira linha. Dessa forma, a primeira barreira gremista fica com cinco atletas. Juntando os dois volantes na cabeça de área, são sete homens prontos para recuperar a bola.
Em suma, isso tem dado certo desde o início da competição. A saber, o Grêmio tomou apenas cinco gols nessas 15 rodadas disputadas. Os clubes que conseguiram furar o “ferrolho” gremista foram: Chapecoense, Guarani, Ituano, Cruzeiro e CSA.

Mas, mesmo sendo a melhor defesa, o Grêmio ainda está apenas na 4ª posição. “Apenas” porque o Tricolor tem a maior folha salarial da Série B, de R$13 milhões. A saber, a segunda maior folha é o Vasco, com R$3,5 milhões. Então, a torcida tem feito críticas ao time de Roger Machado for jogar de forma muito defensiva.
Dessa forma, o técnico Roger Machado deixou o esquema de três zagueiros de lado na última partida contra o Londrina na intenção de melhorar o ataque. O que agradou muito o torcedor nas arquibancadas da arena. Mas o Tricolor ainda continua mal no quesito de mandar a bola para a rede. É apenas o 12º melhor ataque com 13 gols anotados, atrás de times como Tombense e Sampaio Corrêa, que têm investimentos muito menores.
Zagueiros que vem atuando

De fato, os conceitos do futebol mudaram um pouco. A saber, hoje o sucesso defensivo é compartilhado pelo time todo. Em suma, os treinadores costumam dizer que o “sistema defensivo” são os 11 em campo.
Mas é importante destacar a atuação dos zagueiros, principais jogadores dessa engrenagem que impede o Grêmio de tomar gol em 10 dos 15 jogos até aqui. Primeiramente o ídolo e capitão Pedro Geromel, que tem sido o principal nome até aqui. Mas seu parceiro que mais jogou com ele até aqui foi o ex-São Paulo Bruno Alves, que ajuda a dar uma segurança na retaguarda tricolor.
Por fim, o jovem Rodrigues, de 24 anos, aparece como um dos grandes nomes entre esses grandes veteranos da zaga do Grêmio. Mas não é só ele o único garoto que recebe chances de Roger Machado. A saber, Natã de apenas 21 anos também compôs o trio de zaga algumas vezes e agradou a torcida.
Foto destaque: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Minha paixão sempre foi o futebol. Mas, nunca sonhei em ser jogador. Não, meu sonho de moleque era levar o futebol às pessoas através da Comunicação. E aqui estou, realizando meu sonho.