Sem dúvida, o Palestino é um clube que ultrapassa as quatro linhas. Afinal, a equipe foi fundada, em 1920, por membros da colônia palestina no Chile. Isso, porque o país abriga a maior comunidade de palestinos fora do Oriente Médio. A saber, no ano de 2015, esse número girava em torno de 300 a 400 mil pessoas. O primeiro fluxo imigratório aconteceu durante a Guerra da Crimeia.
Posteriormente, mais dois. Um da Primeira Guerra Mundial. E outro devido a criação de Israel. Em tese, o Palestino seria como uma “Portuguesa chilena”. Desde a sua fundação até os dias de hoje, o time recebe apoio financeiro de palestinos e descendentes. O próprio Banco da Palestina é o patrocinador máster há anos. Além disso, muitos jogos são retransmitidos para o Oriente Médio. Principalmente, as partidas do Palestino na Copa Libertadores.
Conteúdo
RETROSPECTO
Em seus 100 anos de história, El Tino ganhou o Chileno duas vezes. A primeira em 1955. Depois disso, outra em 1978. Dentre os demais títulos, estão: Copa do Chile ( 1975, 1977 e 2018) e Segunda Divisão (1952 e 1972). Todavia, o Palestino é um participante assíduo da primeira divisão. Afinal, está na elite desde 1990. Confira, a seguir, os resultados obtidos no Campeonato Chileno. Considerando o intervalo entre 2015 e 2019.
- 2015 – 4º colocado (Apertura) e 16º colocado (Clausura)
- 2016 – 6º colocado (Apertura) e 4º Clausura
- 2017 – 14º colocado (Clausura) e 15º colocado (Transição)
- 2018 – 13º colocado
- 2019 – 3º colocado
Agora sobre a Libertadores, El Tino tem seis participações. Três delas somente nos últimos cinco anos, 2015, 2019 e 2020. Contudo, o melhor resultado foi obtido em 1979. Naquela ocasião, a equipe chegou às semifinais. Mas foi eliminada.
PALESTINO EM 2020
Decerto, o Palestino também disputou a Libertadores em 2020. Todavia, apenas da fase pré. Os chilenos venceram o Cerro Largo, do Uruguai. Mas, na fase seguinte, caíram frente ao Guaraní, do Paraguai. Desse modo, sequer chegaram à fase de grupos do torneio. No total, El Tino participou de seis jogos. Venceu um, empatou um e perdeu dois. O ataque marcou sete gols. Por outro lado, a defesa sofreu cinco gols.
Em contrapartida, todo o foco do time está no Campeonato Chileno. Vale lembrar que o certame foi paralisado, durante o primeiro semestre. Isso, devido ao avanço do novo coronavírus na América do Sul. Assim, analisaremos o retrospecto pré-pausa e pós-pausa. Por certo, antes da parada, sete jogos foram disputados. Nestes, a equipe venceu três, empatou três e perdeu apenas um. No retorno, o Palestino jogou 12.
Porém, o retrospecto passa longe de ser positivo. Só para ilustrar, foram três vitórias, um empate e oito derrotas. Além disso, ataque não tem sido efetivo. Até o momento, apenas 19 gols foram marcados. Ou seja, média de um por jogo. Isso seria até que positivo, se a defesa não houvesse levado 25 gols. Assim, média de 1,32 sofridos por jogo.
COMO APOSTAR EM EL TINO?
Conforme os números desta temporada, apostar no Palestino não é tarefa fácil. Mas é possível, sim, lucrar com a equipe de origem árabe. A equipe marca poucos gols. Assim, “Marcadores de Gol” é o único mercado de gols recomendável. No Palestino, metade dos gols saíram dos pés de Agustín Farías e Leandro Benegas. Além de sofrer muitas derrotas. Neste caso, utilizar “Handicap” pode ser rentável. Esse mercado serve para equilibrar equipes. Ou utilize o mercado “Escanteios”. Pois ele não tem a ver com gols ou vitórias. Por certo, o Palestino costuma fazer muitas faltas. No total, o elenco soma 56 cartões amarelos. Desse modo, opte por mercados relacionados à cartões.
Ganhe um BÔNUS de R$200 para apostar na Bet365
Foto destaque: Reprodução – Internet/ Arte – Shaftscore
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.