Outras publicações de seu time:

Botafogo completa 118 anos! Relembre como sua história começou

Botafogo história

Hoje é um dia especial para o torcedor do Botafogo. Assim, apesar do Dia do Torcedor do Botafogo ser comemorado no dia 9 de agosto desde 2014 (data que coincide com o aniversário de Zagallo, um dos maiores ídolos do clube carioca) hoje é aniversário do clube Mais Tradicional.  Então, hoje é dia de relembrar a história riquíssima de um dos clubes que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

Em suma, o Botafogo de Futebol e Regatas (nome completo do Botafogo) é uma fusão de dois clubes. São eles: o Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo. Assim, esta fusão aconteceu em 8 de dezembro de 1942. Contudo, a história do Botafogo começa no século XIX.

Antecessores do Botafogo de Futebol e Regatas

Clube de Regatas Botafogo

Antes de mais nada, a história do Botafogo começa em 1891. Já que neste ano, foi criado o Grupo de Regatas Botafogo, por ex-membros do Clube Guanabarense (um dos clubes mais vitoriosos de regatas à época). Um dos fundadores do Grupo de Regatas Botafogo foi o remador Luiz Caldas (um dos mais renomados remadores da época). Assim, Caldas, por ser um dos melhores remadores, era o representante máximo do Grupo de Regatas Botafogo.

Entretanto, pouco tempo depois da fundação desta agremiação de regata, Luiz Caldas faleceu. Após isso, o grupo acabou sendo registrado como Clube de Regatas Botafogo. Vale lembrar que o nome Botafogo foi inspirado do bairro tradicional do Rio de Janeiro, no qual leva o mesmo nome. E a sede do Clube de Regatas Botafogo ficava neste bairro, num casarão atualmente demolido, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a Av.Pasteur (Avenida no Rio de Janeiro que liga os bairros de Botafogo e Urca).

Botafogo Football Club

Paralelamente ao Clube de Regatas Botafogo, no dia 12 de agosto de 1904, dois meninos (Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, que tinham entre 14 e 15 anos) fundaram o Electro Club. Contudo, cerca de um mês depois, a pedido da avó de Flávio, os meninos mudaram o nome do Electro Club para Botafogo Football Club, em homenagem ao bairro em que os garotos estudavam.

Fusão

Assim, de 1904 até 1942, os dois clubes existiam de maneira independente. Tanto que o Botafogo Football Club já havia ganhado por oito vezes o Campeonato Carioca (torneio mais importante da época). Contudo, em 11 de junho de 1942, o Clube de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club realizavam um jogo de basquete entre as duas equipes. Até que, no intervalo, o atleta Armando Albano (um dos principais jogadores de basquete do Botafogo Football Club e da Seleção Brasileira) se abaixou para pegar a bola e caiu.

Armando foi levado ao vestiário desacordado e a partida continuou. Contudo, após a notícia de sua morte dentro do vestiário se espalhar, a partida foi interrompida. Assim, a comoção foi tão grande que, a partir deste dia, começou o processo para a fusão das equipes, oficializada no dia 8 de dezembro de 1942.

História

A partir daí, o Botafogo começou a escrever uma das histórias mais bonitas do futebol brasileiro. Desde os anos 40, com o polemico atacante Heleno de Freitas. O esquadrão dos anos 50 e 60 (jogadores como Manga, Zagallo, Didi, Gerson, Quarentinha, Amarildo, Paulo César Caju, Sebastião Leônidas, Paulo Valentim, Rogério e Carlos Roberto). Os maiores ídolos do clube carioca e da Seleção Brasileira, o lateral-esquerdo Nilton Santos e o atacante Garrincha (ambos revelados pelo Botafogo).

Os anos 80 foram complicados para o Botafogo e sua história, já que o clube carioca conquistou apenas um título oficial nesta década. Contudo, esta década é muito importante para entender os anos 90 do Botafogo, de Túlio Maravilha e do único título internacional do clube (Copa CONMEBOL de 1993).

Por fim, todos sabem que os últimos anos do Botafogo, mais precisamente as décadas de 2000 e 2010, foram muito difíceis, devido a política interna do clube. Assim, chegou muito perto de fechar as portas e acabar com sua história linda. Contudo, a década de 2020 começou com uma grande esperança: No dia 3 de janeiro de 2022, o clube carioca passou a ser uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF Botafogo) e a política que tanto roubou o Botafogo não existe mais. Já que o clube agora pertence a John Textorbilionário norte-americano que aprendeu a amar o Botafogo, e não enxergá-lo apenas como negócio.

Futuro do Botafogo

A saber, a palavra que rege o futuro do Botafogo no momento é esperança. Esperança de dias melhores. Claro que Textor e sua equipe ainda tem muito a aprender no meio futebolístico. Contudo, o torcedor do Botafogo, que tanto sofreu, tem o direito de estar esperançoso. Então, hoje, dia 12 de agosto, é dia de comemorar.

Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo