O São Paulo venceu o América-MG, por 2 a 1, na última quinta-feira (6), no fechamento da 30ª rodada do Brasileirão. Logo depois da partida, o técnico Rogério Ceni falou sobre o ânimo após perder a final da Sul-Americana.
– Em 2006, perdemos a final da Libertadores para o Inter, com um erro meu, e tínhamos jogo no domingo contra o Cruzeiro em que defenderíamos a liderança do Brasileiro. Era outra época, mas estive num fundo de poço maior do que esse. Eles também podem sair, são caras que trabalham, que têm defeitos, como todos nós temos, e suas virtudes – afirmou.
– Para mim foi muito pesado. Trabalhar na segunda-feira, quando reapresentamos, não conseguia nem desenhar um treino, fiz o mais simples possível. São nove meses jogados para ter a oportunidade de levantar uma taça. Jogamos o ano inteiro e não conseguimos as taças, isso é trágico para a gente. É difícil se motivar – disse Ceni.
Logo depois, o comandante falou sobre a vitória e a importância dos três pontos. Abalado, afirmou que vai ver durante as próximas partidas se o time vai ser merecedor de estar entre os classificados para a próxima edição da Copa Libertadores da América.
– Estamos felizes com a vitória de hoje, é importante dentro do que sobrou, disputar a oitava posição. São seis ou sete times disputando. Ainda vamos tentar ser os mais dignos possível para buscar uma vaga de pré-Libertadores.
Fala, Belmonte!
Logo depois da partida, o diretor de futebol Carlos Belmonte falou sobre algumas situações que aconteceram durante a semana após a perda do título da Copa Sul-Americana.
– Na verdade, quando a gente tem uma derrota como essa que tivemos, que dói em todo mundo, acaba sendo natural que a torcida fique infeliz. Aí surgem ataques absurdos, como dizer os jogadores estavam discutindo bicho antes da partida contra o Independiente del Valle. Primeiro que isso estava decidido há quase dois meses. E para deixar mais claro ainda, o nível do caráter que tem esse elenco aqui, nós não pagamos nem o bicho da vitória que nos levou à final, contra o Atlético-GO. Não foi pago porque a gente passa por um momento difícil. Mas vai ser pago – disse Belmonte.
– Então assim, a gente perdeu porque o Del Valle jogou mais do que a gente. Com tudo o que esses jogadores já fizeram, com a entrega deles, é um absurdo. Estamos junto com eles, sabemos o quanto eles se dedicam. Temos total confiança no técnico, no elenco. A gente confia no caráter deles. Acho que é isso que o Luciano quis dizer, a gente está com eles. Mas não podemos esquecer que até agora disputamos fizemos duas finais e uma semifinal – completou, lembrando os vices do Paulistão e da Sul-Americana, além da semi da Copa do Brasil.
Luciano fala sobre semana difícil
Logo depois da partida, o atacante Luciano lembrou do momento ruim, mas exaltou os três pontos conquistados em Belo Horizonte.
– Uma semana ruim pra gente. Tínhamos grandes expectativas. Chegar à final, com a camisa do São Paulo, inegável ser favorito. Depois perde, a tendência é todo mundo ficar pra baixo, o clima ficar ruim. Mas hoje tivemos a oportunidade. Fizemos nosso dever fora de casa e conquistamos os três pontos. Claro que a gente ainda está muito chateado pelo que aconteceu, mas futebol é isso.

O princípio de que o jornalismo deva ser ensinado e que não é racional deixar que o jornalista se forme por si mesmo.