Sem treinador desde a demissão de Roger Machado, o Bahia já conheceu o seu mais novo comandante: Mano Menezes. Por certo, o anúncio de Mano foi realizado pelo Sócio Digital, aplicativo oficial do clube baiano, na quarta-feira (9). Ao que tudo indica, o técnico estará presente no duelo entre Bahia e Grêmio, mas apenas para assistir o jogo e conhecer o elenco.
Leia mais: Bahia x Grêmio: prognóstico do jogo e nosso palpite
Conforme divulgado, o vínculo entre Mano Menezes e Bahia será válido até o encerramento da temporada 2021. Diretoria e treinador já negociavam há alguns dias. A expectativa era que Mano desembarcasse em Salvador na segunda-feira (7), e a assinatura acontecesse no fim de semana passado. Entretanto, Eduardo Silva, mais conhecido como Dudu, preparador físico e integrante da comissão de Mano, sofreu um AVC, e o gaúcho decidiu em interromper as negociações de maneira temporária.
Bora, Bahêa!
Todavia, Mano se adequou a realidade financeira do Bahia. Assim, o salário será menos da metade do que recebia em seus ex-clubes, Cruzeiro e Palmeiras, respectivamente. Vale lembrar que o treinador era sondado e recebeu propostas de outras equipes da Série A, mas dois fatores positivos pesaram para o acerto com o Bahia.
Leia mais: Internacional x Ceará: confira nossa análise e um palpite para o jogo
O primeiro deles foi o elenco. Na concepção de Mano, a diretoria realizou um bom trabalho na montagem do plantel. Mas ressaltou que o time precisa de contratações pontuais. O segundo fator chave gira em torno da postura do tricolor com seus treinadores, que por muitas vezes bancou a permanência de Roger Machado, mesmo com resultados negativos.
Guilherme Bellintani, presidente do Bahia, utilizou a sua conta no Twitter para dar as boas vindas ao treinador.
“A construção de um clube mais forte é um desafio diário e coletivo. Vamos a um novo ciclo, seguindo com pés no chão e cabeça nas estrelas. Mano Menezes, seja bem-vindo ao @ecbahia. O futebol do Nordeste cresce com a sua chegada. Obrigado pela confiança.”
A construção de um clube mais forte é um desafio diário e coletivo. Vamos a um novo ciclo, seguindo com pés no chão e cabeça nas estrelas. Mano Menezes, seja bem-vindo ao @ecbahia. O futebol do Nordeste cresce com a sua chegada. Obrigado pela confiança.
— Guilherme Bellintani (@gcbellintani) September 9, 2020
A expectativa é que Mano Menezes esteja presente no duelo entre Bahia e Grêmio, nesta quinta-feira (10), apenas como espectador. Desse modo, Cláudio Prates, treinador interino, coordena o time nesse embate entre baianos e gaúchos. O primeiro jogo de Mano no comando técnico será no domingo (13), quando o Bahia recebe a equipe do Atlético Goianiense às 18h00 (horário de Brasília), no Estádio do Pituaçu.
Leia mais: Corinthians x Palmeiras: confira nossa análise completa para o derby
NÚMEROS DE ROGER MACHADO NO BAHIA
No cargo de treinador do Bahia desde abril de 2019, Roger Machado deixou a equipe baiana na última quarta-feira (2). Nesse pouco mais de um ano à frente do tricolor, Roger acumulou os seguintes números: 73 jogos, 29 vitórias, 22 empates, 22 derrotas, 92 gols marcados (média de 1,26) e 74 sofridos (média de 1,01).
Mesmo com a conquista do Campeonato Baiano 2020, e a classificação na Copa Sul-Americana, a performance do treinador não agradava mais a diretoria. Afinal, o Bahia venceu apenas dois dos sete jogos disputados no Brasileirão 2020. E Roger, foi demitido após um jejum de quatro rodadas sem vitória. O último triunfo aconteceu no mês de agosto, contra o Red Bull Bragantino por 2 x 1.
Foto destaque: ShaftScore/Twitter/@ECBahia
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.