O Campeonato Brasileiro 2020 está se aproximando do final e Vasco e Botafogo no momento estão indo para a Série B. Os dois clubes terão mais sete rodadas para tentarem se recuperar. A missão é evitar um feito que até então é inédito para o futebol carioca.
Futebol carioca em crise
Flamengo briga pelo título e o Fluminense está na luta por vaga na Libertadores. No entanto, o cenário do futebol carioca não é dos melhores. Isso porque conviveu todo o Campeonato com dois clubes ameaçados de rebaixamento. Vasco e Botafogo demonstraram até aqui um futebol bem limitado e sem poder de reação.
Leia mais: Quem é o maior campeão do Campeonato Carioca?
Vasco volta a cair de rendimento
Depois de ficar boa parte do Campeonato Brasileiro no Z-4, o Vasco conseguiu se recuperar com a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Começou empatando com o Atlético-GO e goleando o Botafogo. A sequência deu ânimo a torcida Cruzmaltina. Porém, a derrota em casa para o Coritiba e a goleada sofrida para o Red Bull Bragantino devolveu o clube para a zona de rebaixamento faltando sete rodadas.
O Vasco ainda conta com a vantagem de ter um jogo a mais para fazer em relação ao Sport. No entanto, o desempenho até aqui liga um forte alerta. O Cruzmaltino ainda tem Bahia e Fortaleza como rivais direto na luta contra a queda. Portanto, a briga está cada vez mais reduzida.
Leia mais: Dicas para apostar nos jogos do Vasco
Botafogo cada vez mais próximo da Série B
A situação do Botafogo é praticamente irreversível. O clube neste momento está há nove pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento. Considerando a pontuação média para evitar a queda, o time teria que vencer todos os sete jogos restantes. O problema é que em 31 partidas a equipe só conseguiu ganhar quatro. Para piorar não esboça nenhuma reação, tendo perdido 12 dos últimos 13 compromissos. Desta forma, somente uma arrancada inédita e histórica tira o Alvinegro de um destino praticamente inevitável.
Além de Vasco e Botafogo, Coritiba e Goiás também estão indo para a Série B.
Leia mais: Dicas para apostar nos jogos do Botafogo
Cenário quase ocorreu em 2013
No Campeonato Brasileiro dois clubes cariocas terminaram na zona de rebaixamento. Vasco e Fluminense, portanto, iriam para a Série B. No entanto, no dia seguinte foi revelado que a Portuguesa utilizou o jogador Heverton de maneira irregular. Após julgamento acabou sendo punida com seis pontos. Na mesma ocasião o Flamengo também perdeu seis pontos. Com as mudanças, a Lusa acabou caindo no lugar do Tricolor.
Rio de Janeiro coleciona rebaixamentos
Apesar do futebol carioca nunca ter visto dois times caírem ao mesmo tempo, o número de rebaixamentos é elevado. Só o Vasco já foi para a Série B em três oportunidades (2008, 2013 e 2015). Já o Fluminense além da queda que escapou em 2013, também conseguiu contornar o rebaixamento em 1996, mas não evitou em 1997. Por fim o Botafogo ainda desceu em 2002 e 2014.
Conclusão
Para apostar no Campeonato Brasileiro a melhor opção é fazer isso na Bet365. Isso porque trata-se de uma casa com muitos mercados e odds altos. Você inclusive pode faturar investindo nas derrotas dos clubes que estão indo para a Série B.
Leia mais: Veja os mais cotados para ganhar o Brasileirão
Natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, nasci em 12 de junho de 1990. Apaixonado por esportes em geral, embora com foco especial em futebol, decidi por isso cursar jornalismo na faculdade. Me formei em 2010 e logo emendei na Pós de Jornalismo Esportivo e negócios do esporte, que conclui em 2012.