Jogadores do Internacional e Botafogo são denunciados pelos STJD

Compartilhe com seus amigos:

Internacional Botafogo STJD

Todos os acontecimentos entre Internacional x Botafogo, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, ainda repercutem e muito no mundo no futebol. Tanto que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou diversos jogadores e membros da comissão técnica das duas equipes. Em suma, Lucas Piazon (Botafogo) e David (Internacional) foram denunciados pelo STJD pela confusão no fim do jogo. Além disso, Luis Castro e Phillipe Sampaio (treinador e jogador do Botafogo expulsos na partida) e Gabriel Mercado (Internacional) também irão a julgamento. Por fim, o diretor de futebol do Glorioso, André Mazzuco, também será julgado. Assim, segundo o site “GE“, a Procuradoria do STJD já ofereceu a denuncia. Portanto, falta apenas intimar os envolvidos e marcar o julgamento.

O que aconteceu entre Internacional x Botafogo?

Em suma, a partida entre Internacional x Botafogo foi bastante complicada. Já que logo aos dois minutos, o arbitro Savio Pereira Sampaio marcou pênalti a favor do Colorado e expulsou o zagueiro Philipe Sampaio. Contudo, segundo a opinião pública, o pênalti foi mal marcado (o que chegou a gerar uma suspensão para o juiz da partida). No mesmo momento, o técnico do Botafogo, Luis Castro, foi expulso por reclamação.

Com um jogador a mais, o Internacional abriu 2 x 0, e chegou a ter um gol anulado. Assim como o Botafogo, que também teve um gol anulado. Nos acréscimos da etapa complementar, o Botafogo vira a partida para 3 x 2, e a partir daí, começou a maior confusão da partida. A saber, Lucas Piazon teria provocado o banco de reservas do Internacional na comemoração, e isso desencadeou uma confusão ainda durante a comemoração do 3º gol do Glorioso, com o jogador Gabriel Mercado, do Internacional, expulso. Após o apito final, a confusão prosseguiu e virou uma briga generalizada.

Punições previstas pelo STJD

Vale lembrar que durante a briga generalizada após o apito final, David tentou acertar um soco em Lucas Piazon. Que por sua vez, tentou agredir o jogador do Internacional Matheus Cadorini. Portanto, na súmula da partida, o arbitro Savio Pereira Sampaio citou que os dois foram “culpados por conduta violenta e que não conseguiu apresentar o cartão vermelho em campo para a dupla”. Destacando que, na confusão, Piazon deslocou o ombro e saiu amparado pelo médicos do Botafogo.

David (Internacional) e Lucas Piazon (Botafogo)

A saber, David infringiu duas regras previstas pelo CBJD (Código Brasileiros de Justiça Desportiva). São essas: artigo 254-A, parágrafo 1º, inciso I (praticar agressão física) e artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto). Portanto, a pena prevista para infração do artigo 254-A é de suspensão de quatro a 12 partidas. Enquanto a pena por infração do artigo 257 é de dois a 10 jogos.

Por outro lado, Piazon infringiu o artigo 258 do CBJD (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). A pena para tal infração é de uma a seis partidas de suspensão.

Luis Castro (Botafogo)

Luis Castro, expulso após reclamação, foi enquadrado no artigo 258 § 2° II (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar de forma desrespeitosa contra suas decisões). Portanto, a pena prevista é de uma a seis partidas de suspensão.

Phillipe Sampaio e André Mazzuco (Botafogo)

Philipe Sampaio, expulso no lance do pênalti aos dois minutos da etapa inicial, infringiu o artigo 250 §1 ° I (impedir de qualquer forma, em contrariedade às regras de disputa do jogo, uma oportunidade clara de gol). Assim, a pena é de suspensão de um a três jogos. Vale lembrar que tanto Luis Castro quanto Phillipe Sampaio já cumpriram suspensão automática pelo cartão vermelho.

O diretor de futebol do Botafogo, André Mazzuco, também foi denunciado pelo STJD, e irá a julgamento. Em suma, o diretor foi denunciado pelo mesmo artigo de Luis Castro (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar de forma desrespeitosa contra suas decisões). Então, a pena seria a mesma (de um a seis jogos de suspensão).

Gabriel Mercado (Internacional)

Por fim, o único jogador do Internacional expulso durante a partida foi Gabriel Mercado. Assim, ele foi enquadrado no artigo 258 (Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). Portanto, ele pode pegar de um a seis jogos de suspensão (além da suspensão automática, que Mercado já cumpriu).

Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

Compartilhe como seus amigos:

Outras publicações de seu time: