Grêmio se junta à Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA)

Compartilhe com seus amigos:

Grêmio se junta à Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA)

O futebol brasileiro vive mais um momento de grandes rupturas, no qual os clubes pedem mudanças no esporte no país para modernizar e melhorar a competição. Assim, dois grandes movimentos surgiram no sentido de criar uma liga do Brasil. A saber, a Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) foi a escolhida pelo Grêmio, que se junta às discussões para a formação do bloco. Dessa forma, o clube gaúcho abre mão da outra opção: a Liga Forte Futebol. Portanto, confira o que disse o Tricolor Gaúcho para sustentar sua adesão à LIBRA.

Grêmio adere à LIBRA e faz cobranças

Após uma longa votação do Conselho Deliberativo na semana passada, o Grêmio enfim anunciou sua posição sobre as ligas no futebol brasileiro. O gigante do Rio Grande do Sul aderiu à Liga do Futebol Brasileiro, conhecida pela sigla LIBRA, que já tem membros como Flamengo, CruzeiroSão PauloVasco dentre os 14 atuais. Em suma, o Tricolor Gaúcho alerta, em nota, para a divisão dos recursos de direitos televisivos. De acordo com o clube, a diferença entre o maior beneficiado e o menor deve ser pequena na medida do possível.

“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense formalizou na última segunda-feira, 04, o termo de adesão à LIBRA, a partir da aprovação havida em reunião do conselho deliberativo realizada na última quarta-feira, dia 29 de junho.

É importante ressaltar que no entendimento do Clube, é essencial que haja no âmbito da associação, aprofundamento do debate visando o aprimoramento das regras de distribuição de receitas entre os associados, em especial, quanto aos critérios de rateio para minimizar eventuais distorções, mediante  a fixação de limite máximo de diferença entre o valor a ser percebido pelo clube de maior receita, frente ao que é  atribuível às instituições de menor receita, durante o determinado período de transição, 2025 a 2029”, disse o clube em nota oficial.

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan falou sobre a adesão do clube à LIBRA. De acordo com o mandatário, eles acreditam que a liga irá aperfeiçoar o futebol brasileiro.

“Estamos confiantes que a LIBRA possa se consolidar plenamente em breve, através da adesão da integralidade dos clubes da Série A e B e que ela servirá como uma verdadeira mola propulsora para o aperfeiçoamento e agregação de valor ao futebol brasileiro”, comentou Romildo.

Modelo da Liga do Futebol Brasileiro

Em suma, o Grêmio se sentiu atraído pelo modelo de gestão de campeonato proposto pela LIBRA. A saber, a nova entidade se propõe a organizar as competições nacionais no mesmo modelo das ligas europeias, partindo do pressuposto da Premier League. Além disso, a divisão de cotas televisivas seria praticamente igual, mas com pagamentos diferenciados por audiência e por desempenho do clube no Brasileirão.

No entanto, o Grêmio ainda está um tanto desconfiado com esse modelo de divisão de recursos. Em suma, o Tricolor tem medo que a diferença entre o maior e o menor benefício da temporada seja muito grande. Assim, haveria uma grande disparidade até mesmo no campo e no poder de mercado para contratar jogadores. Mas o clube acreita que a LIBRA está aberta ao diálogo.

Foto destaque: Divulgação / Grêmio FBPA

Compartilhe como seus amigos:

Outras publicações de seu time: