Antes de mais nada, é de conhecimento geral que os times que atuam no Brasil tem um grande volume de jogos. Contudo, na semana entre segunda-feira (25) e sexta-feira (29) o Cruzeiro teve mais tempo de descanso por não ter tido jogos durante este período. Assim, sábado (30) enfrenta o Brusque fora de casa, mas deu tempo para fazer uma nova contratação, o lateral Chay do Botafogo, agora é um celeste via empréstimo.
Uma equipe como o Cruzeiro que tem um grande volume de jogos na Série B, está na liderança, tem novas contratações chegando e se preparando. São capazes de usufruir muito bem deste tempo de “repouso” que tiveram durante a última semana para melhorar aspectos do jogo com mais calma.
Descanso é necessário em quaisquer áreas da vida e para atletas pode ser ainda mais necessário para recuperar a fadiga muscular. Em algumas situações, o jogador chega a perder algumas gramas ou até KG por partida. A saber, o exemplo mais recente foi de Hulk diante do jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil. O atacante deu uma entrevista dizendo que chegou a perder seis quilos apenas correndo no campo. Fatores externos fazem parte completamente da equação de exaustão, tanto o clima quanto a intensidade exercidas pelo adversário influenciam diretamente na individual de outro jogador.
Cruzeiro conta com descanso e jogador novo no elenco
Chay, o mais novo lateral da equipe chega do Botafogo via empréstimo e parece estar em boa forma. Ao contrário de alguns contratados como Bruno Rodrigues. A saber, veio da temporada europeia e como são datas completamente opostas, já estava a mais tempo em descanso e leva um período para retomar forma.
O site entitulado “o maior de minas” que é uma página dedicada à raposa trás uma visão sobre o elenco e como vem sendo esta campanha da equipe celeste. O jornalista Guilherme Almeida diz:
“Nosso elenco é forte, com jogadores com grandes conquistas, mas que não deixam as suas conquistas e fama atrapalharem o projeto de agora, pois vestiram a camisa e estão defendendo o clube dentro de campo o máximo possível. Essa dedicação é refletida nos resultados, com o clube ocupando a primeira posição da série B e com um larga distância dos outros clubes, conseguindo manter também 100% de aproveitamento como mandante. Os jogadores que são categorizados como “estrelas” ou “medalhões”, não teriam a mesma dedicação e raça como vemos nos jogos do clube. Isso pode ser comparado como aconteceu em 2019, um elenco recheado de jogadores com renome nacional mas que não se dedicaram para manter o clube na elite do futebol nacional.”
O que esperar da reta final do campeonato
O time é fruto de um processo não só de reestruturação que Ronaldo e sua equipe levaram até o clube, mas também de trabalho interno. Alguns acreditam que o Cruzeiro já chegou ao auge do desenvolvimento físico da equipe. Então, a manutenção das peças com novos contratados, além de se preocuparem com o agora, o futuro parece ser logo ao fim do campeonato.
Segundo a UFMG, o Cruzeiro nas últimas rodadas chegou aos 99% de chance de ser promovido para a primeira divisão. Grêmio que é o segundo colocado tem 37 pontos, contra 45 da raposa
Foto destaque; Divulaçaa